Mário Soares já reage a estímulos mas continua inconsciente

FraLiss / Wikimedia

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O antigo Presidente da República mantém-se em situação crítica e com prognóstico reservado, mas teve “uma discreta melhoria do estado de consciência” e já reage a estímulos, informou o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

“O Hospital da Cruz Vermelha informa que o doutor Mário Soares se mantém em situação crítica e com prognóstico reservado”, disse aos jornalistas o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.

Segundo o primeiro boletim clínico do dia, “o estado de saúde do doutor Mário Soares manteve-se estável durante a noite, sem significativa alteração dos sinais vitais e com uma discreta melhoria do estado de consciência”.

Questionado pelos jornalistas sobre o que significava esta melhoria do estado de consciência, José Barata explicou que o ex-Presidente, de 92 anos, “está inconsciente, mas reage a estímulos“.

“O doutor Mário Soares mantém-se internado nos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha sob permanente vigilância por parte da equipa clínica multidisciplinar que o acompanha”, referiu ainda a mesma fonte.

Sobre o que terá motivado o internamento, na madrugada desta terça-feira, o porta-voz disse apenas que o antigo chefe de Estado se sentiu indisposto, não avançando os motivos.

Esta terça-feira, Eduardo Barroso, médico e sobrinho de Mário Soares, explicou aos jornalistas que o estado de saúde do fundador do PS já se tinha agravado há algum tempo.

“São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher”, disse à saída do hospital.

No mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha acabado de regressar de Nova Iorque para assistir à tomada de posse de António Guterres como novo secretário-geral da ONU, seguiu diretamente para o Hospital da Cruz Vermelha.

Visitas emocionadas

Freitas do Amaral esteve esta manhã no Hospital da Cruz Vermelha, de onde saiu visivelmente emocionado.

“Temos de aguardar com muita paciência, respeito e, no meu caso, amizade”, começou por dizer aos jornalistas.

“Se puder recuperar, espero que recupere o mais depressa possível. Se não puder, que não sofra. (…) Sabemos que a nossa hora tem de chegar, mas espero que não seja esta”, declarou o centrista.

O político, com a voz trémula, recordou ainda a grande amizade que tem com o histórico socialista.

“Quando tantas outras pessoas mais próximas me evitavam e algumas até me chamavam fascista, ele acreditou sempre em mim. Apesar de termos tido as nossas divergências, a amizade e a admiração é superior a tudo isso”, concluiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Ou talvez algumas centenas de kilos de marfim…quem sabe!
      Se diz que erva ruim não morre….mas esta há-de ir se a justiça dos homens não se fez em tempo e os bajuladores e mamões continuam, a justiça de Deus o irá empurrar para as profundas do inferno e tomar banho em enxofre líquido enquanto conversa com seu ‘AMI MITERRANDETÊ…como ele dizia no seu franciú de meia tijela

  1. Mário Soares tem a seu crédito o facto de ter impedido o PCP de tomar o poder e transformar Portugal numa Cuba, no 25/nov. Mas fez isso porque interessava à sua sede de poder. Afastou Cunhal mas ganhou o poder e aplicou uma matriz socialista a Portugal que ainda hoje faz estragos, com seguidores como Sócrates e Costa, ambos apadrinhados por Soares.
    Tirando esse facto (que lhe deu poder), toda a obra política de Soares e a influência nefasta que teve sobre outros políticos, levou Portugal à cauda da Europa. Mesmo quando partidos mais à direita governavam, a constituição socialista e o estado enorme e gastador, obrigavam a seguir a matriz que Soares impôs nos primeiros governos pós 25/abr.
    Até a adesão à UE e Euro, foi sua obra e hoje todos os economistas e analista políticos estão de acordo que foi um erro, difícil de corrigir.
    A divisão da população, entre funcionários públicos (e dependentes do estado), e a restante população dependente da economia privada, é uma marca socialista que se deve a Mário Soares.
    Não falando também da “exemplar” descolonização, quando Soares negligenciou os interesses dos seus concidadãos, preteridos pela subserviência de Soares à internacional socialista, e à sua estratégia de poder.
    Dizer que a sua partida deixará saudades ou boas lembranças, seria de uma enorme hipocrisia. Morra em paz e que a história um dia conte como foram prejudiciais para o país, as suas ideias socializantes.

  2. Este homem deve anos á cova e milhões ao povo português. Não sei se deva começar por falar de Angola ou das malas de dinheiro vindas de Macau. Ou se calhar das maiores asneiras do nosso País, uma ainda dúbia: entrada na CEE; outra certamente a mais errada: entrada no Euro.
    Este homem como disse o Carlos e muito bem só tem o “méritinho” do 25 de Novembro. Mais nada ! De resto foi provavelmente ainda mais corrupto que o proprio Sócrates.
    Sr. Presidente da Republica, Marcelo rebelo de Sousa, tenha juizo quando diz que todos os portugueses lhe têm carinho…
    Eu … vou abrir uma garrafa de champanhe quando ele morrer !

  3. Mérito do 25 de Novembro? É bom não esquecer que “essa coisa” era comuna junto com o ‘cavalo branco’ e o que fez, foi apenas por despeito de ter sido preterido pelo outro, nada mais

  4. E… se o homem morre? Será que em cima do caixão dele vão colocar a bandeira portuguesa? Bem, é que consta que o homem espezinhou a Bandeira Nacional em Paris e que em Bruxelas chegou fogo a outra… dá ideia que o homem não gosta da bandeira portuguesa nem um bocadinho. Será que também a hasteou ‘de pernas para o ar’ como o outro?

    • Se assim for, não deixa de ser irónico, abafá-lo com a mesma bandeira que pisou. É sinal que Portugal ficou por cima no final…
      Vai depressa para não causar mais despesa!

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …