/

Mário Machado entrega-se na prisão por comentário no Twitter, mas só após manifestação nacionalista

8

Rodrigo Antunes / Lusa

O militante nacionalista Mário Machado

O Tribunal Constitucional rejeitou o recurso do militante neonazi Mário Machado contra a condenação por incitamento ao ódio e à violência, devido a um comentário no Twitter sobre as “mulheres de esquerda”, e vai apresentar-se na prisão, para cumprir pena.

A defesa de Mário Machado já foi notificada pelo Tribunal Constitucional sobre a rejeição do recurso, que não foi admitido para apreciação.

Mário Machado foi condenado a uma pena de prisão efectiva de dois anos e 10 meses por um crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.

Em causa estão publicações em redes sociais, nomeadamente no X, o antigo Twitter, que o tribunal deu como provado terem apelado ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda.

Foi visada, em particular, a professora e então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

O advogado José Manuel Castro, que representa Mário Machado, disse à Lusa que ainda estava a estudar com o seu cliente a hipótese de recurso.

Mas na página do X “Racismo Contra Europeus”, que é atribuída a Mário Machado, refere-se que “dentro de aproximadamente 10 dias, o nacionalista vai-se entregar numa prisão para cumprir uma pena de 34 meses por ter escrito um tweet irónico e sarcástico“.

Desta forma, Mário Machado ainda vai liderar a manifestação organizada pelo grupo 1143. Este movimento neonazi é liderado pelo próprio Mário Machado e já foi alvo de sanções da Google e do Youtube devido às suas posições extremistas.

Esta manifestação anti-imigrantes realiza-se neste sábado, 8 de Fevereiro, em Albufeira, no Algarve, a partir das 18 horas. “Menos imigrantes, menos crime” é o lema do protesto.

Albufeira também acolhe hoje uma manifestação anti-discriminação que está marcada para as 15 horas.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Portugal a seguir o UK em que comentar nas redes sociais é condenado a cadeia…. temos que voltar aos tempos de usar pseudónimos

    4
    5
  2. Isto é que vai aqui uma DEMOCRACIA no nosso país hein? E eu a pensar que estes tempos já tinham acabado com a ” revolução dos cravos”….A censura continua por aí……..pelos vistos….

    2
    4
  3. Legitimar , banalizar, incentivar o Ódio , parece ser uma atitude normal na “Tola” de muitas mentes doentias . Un criminoso é un criminoso , qualquer seja a Etnia a que pertence , e normalmente a Lei Republicana existe para atuar nesses casos ! . Extremismos , não foram e nunca serão a solução para estas situações !

  4. Infelizmente ainda há quem não saiba o que é censura. Censura (ou melhor Censura Prévia) que acabou no 25/4/74 impedia que o que fosse escrito fosse publicado antes de ser “analisado” pelos censores (o famoso “Lápis Azul”) que cortava aquilo que o regime não queria que se soubesse (por isso “não havia” corrupção, nepotismo, compadrio, etc., nas elites governantes).
    O que se passa hoje é que se confunde “Liberdade de Expressão” com impunidade. De facto, ninguém impede cada um de se exprimir como quer. Mas há que saber arcar com as consequências daquilo que se diz ou escreve. Liberdade implica responsabilidade e a responsabilidade implica aceitar as consequências dos nossos atos. Como dizem os anglo-saxónicos (ingleses e americanos) “put your money where your mouth is” (põe o teu dinheiro onde pões a tua boca, ou seja, paga por aquilo que dizes).
    Dizer que o post em questão é “irónico e sarcástico” é uma defesa muito fraca para uma coisa que nem sequer tem piada. É tentar “tapar o sol com a peneira” ou “atirar areia aos olhos” para que não se veja o que de mais profundo se interpreta desse mesmo post.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.