Centenas na rua contra extrema-direita. Mário Machado diz ser um “alvo a abater”

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente da Nova Ordem Social, Mário Machado

O líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social (NOS), Mário Machado, disse este sábado que “é um alvo abater”, acusando aqueles que tentaram boicotar a organização do congresso de grupos extremistas em Lisboa.

Mário Machado falava durante uma conferência com representantes de seis partidos e movimentos europeus de extrema-direita, numa unidade hoteleira em Lisboa.

“Nós somos um alvo a abater, temos consciência disso”, afirmou o dirigente, enquanto lembrava que a NOS foi a única organização política a ser expulsa do Facebook.

Para o líder da Nova Ordem Social, o Grupo Altis tentou ainda manter o congresso “de uma forma ardilosa durante 15 dias, para o depois cancelar” um dia antes. A iniciativa estava marcada para o hotel Altis, em Belém, segundo a organização.

O evento intitulado de “conferência nacionalista” contou com a presença de seis partidos e movimentos europeus de extrema direita: Mário Machado, Josele Sánchez (Espanha), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha), Yvan Benedetti (França). Adrianna Gasiorek (Polónia), que tinha presença confirmada, não compareceu no congresso.

Com cerca de 70 pessoas, a conferência de movimentos de extrema-direita teve como objetivo trocar ideias sobre o futuro da Europa e combater a corrupção.

O encontro motivou ainda uma contramanifestação, promovida por grupos antifascistas, que se realizou, esta tarde, no centro da cidade de Lisboa. Em protesto, um total de 65 organizações antifascistas, 28 portuguesas e 37 estrangeiras, subscreveram um manifesto contra a “conferência nacionalista” e lançaram uma petição pública eletrónica apelando à proibição da iniciativa.

A concentração fez-se na Praça Luís de Camões, por volta das 14h30, mas a manifestação começou algum tempo antes, no Largo do Rossio, pelas 13:00, sendo que entre um sítio e outro estiveram presentes mais de duas mil pessoas, segundo a organização.

Na Praça Luís de Camões, mesmo no coração de Lisboa, ouviram-se gritos de ordem contra o líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social, Mário Machado, contra o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ao mesmo tempo que eram visíveis cartazes com frases como “25 de Abril Sempre! Fascismo Nunca Mais!”, “Não Passarão” ou “Os imigrantes ficam, saiam vocês”.

“Não queremos nazis nas nossas vidas. Isto parece uma doença que se está a espalhar, temos que mostrar [as nossas posições] (…) Já vivi a ditadura, foi mau que baste!”, disse Helena Abreu, reformada de 74 anos, em declarações ao jornal Público.

PAN e PCP repudiam conferência

Em comunicado, o PAN repudiou a realização da conferência nacionalista em Lisboa, descrevendo-a como um evento de “organizações de extrema-direita da Europa”.

“O PAN vem por este meio mostrar o seu repúdio” e “reafirmar a rejeição de todo e qualquer tipo de discriminação e intolerância“, lê-se, que remete para os estatutos do partido e um dos objetivos: “erradicar todas as formas de discriminação humana'”.

Segundo o PAN, “a história mostrou as graves consequências de enormes proporções que a apatia ou a indiferença relativamente a esse tipo de ameaças e posicionamentos ideológicos podem ter”.

Na mesma nota, os responsáveis do PAN prometem continuar “a trabalhar por uma sociedade que pugne pela garantia e proteção dos direitos humanos de todas as pessoas, independentemente da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual’, como estabelece o 13.º artigo da Constituição da República Portuguesa”.

Também os comunistas repudiaram a iniciativa, considerando-a uma “ofensa”. “O PCP repudia a realização em Portugal de uma denominada conferência nacionalista, anunciada para o próximo dia 10 de agosto. A realização de tal evento, no ano em que se comemoram os 45 anos da Revolução de Abril, é uma ofensa aos que durante décadas se bateram pela liberdade e a democracia e em vários casos, nomeadamente militantes comunistas, pagaram com a própria vida”, lê-se no texto.

Os comunistas sublinham ainda “os valores progressistas constantes na Constituição da República, de rejeição do racismo e xenofobia e de estruturas que perfilhem a ideologia fascista”. Entretanto, também o Bloco de Esquerda e o Livre se posicionaram contra a conferência internacional organizada pelo movimento de extrema-direita Nova Ordem Social, apelando às autoridades para atuarem no sentido de o evento não ter lugar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Caro comentador :… Qualquer tipo de Ditadura e Ideologia Fascista é condenável, o seu reparo é valido, mas não legitima de forma nenhuma as ideias deste energúmeno !!!

      • Os extremos jamais serão saudáveis. Mas porque é que os de direita são todos fascistas a excluir da sociedade e os de esquerda são toleráveis, até constituem apoios a governos e vão a votos desde que existe democracia… Fenómeno este…

  1. “O PAN vem por este meio mostrar o seu repúdio” e “reafirmar a rejeição de todo e qualquer tipo de discriminação e intolerância“ —- Onde está a tolerância para a existência de modos de pensar focados à direita??? Não deve haver voz para todos??? O voto é que depois decide!

  2. A democracia tem limites. Ideologias contrárias à democracia não podem ser permitidas. Não faria qualquer sentido. Não se pode permitir ideologias que pretendem implementar sistemas políticos que nos retirem a Santa Liberdade, como canta o Hino da Maria da Fonte.
    Estes movimentos servem-se das liberdades de expressão e de reunião que o sistema democrático lhes garante para tentarem instaurar um regime sem essas liberdades. estas pessoas nunca viveram numa ditadura. Não sabem o que isso é. Eu vivi.

    • Tem toda a razão, por isso há que banir o BE e o PAN que são partidos de EXTREMA ESQUERDA e que pretendem uma ditadura.

      • Quanto ao PAN, confesso a minha ignorância mas irei tentar conhecer o seu programa. Já em relação ao BE, acho que estou de acordo. O BE nasceu de uma coligação improvável de maoístas e trotskistas, ideologias extremistas inimigas uma da outra mas ambas sanguinárias.

  3. Falam dos extremistas como se fossem eles os culpados do crescimento destes movimentos e partidos. Analisemos a história… e quais as razões que leva a este aumento!
    Eu diria que é provocado por excesso de corrupção dos chamados de moderados, da incompetência cada vez maior dos gestores e governantes, pela entrega dos bens do país e povo a grupos económicos estrangeiros que depois passam a dominar a economia de um país… contra o bem do povo.
    E também pela falta de coragem de clarificar e educar também aos emigrantes e grupos minoritários quais são as regras da sociedade, e por sua vez gera a falta de respeito que essas comunidades/grupos minoritários sobre os cidadãos, como se o respeito que é exigido não tivesse de ser em ambos os sentidos.
    Como dizes, a liberdade tem limites… que é onde o respeito mútuo é quebrado.

  4. Holodomor: Estudem um pouco para aprender e verão que o comunismo, sim, deveria ser proibido.

    O problema deste pais é a dominância do politicamente correto. Deixamos entrar tudo e somos tolerantes com tudo o que é merda, principalmente, pretos, drogados, ciganos, maricas etc.. para encaixar bem na fotografia, porque “somos uns mentes abertas”. Para alguns montes de merda gozarem com a cara das forças de segurança e tirarem selfies com africanos criminosos… #antionu #antisoros #portugalaosportugueses #whitepower #jussanguinis

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …