Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

DouroAzul / Wikimedia

O empresário português Mário Ferreira, dono da Douro Azul

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação.

A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) às ações da Media Capital que não detém, ou seja, cerca de 69,78%, anunciou, esta quarta-feira, o comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As regras de mercado estabelecem que a empresa terá de pagar, pelo menos, 67 cêntimos por cada ação. Este é o valor mínimo, mas o preço efetivo ainda vai ser determinado por um auditor independente.

Segundo o jornal online Observador, este foi o valor pago pelos outros acionistas da Prisa, que incluem a CIN, Lusialves e Cristina Ferreira. Este montante é superior aos 0,411 que o dono da Douro Azul pagou para adquirir 30,22% da Media Capital.

Para lançar a OPA, Mário Ferreira terá ainda de obter “autorizações regulatórias aplicáveis em matéria de controlo de concentrações e aquisição de domínio de um grupo societário”, ou seja, da Autoridade da Concorrência (AdC) e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), lê-se na mesma nota da CMVM.

A CMVM tinha considerado que houve exercício de concertação entre a Pluris Investments e a Prisa na Media Capital, determinando que o empresário teria de lançar no prazo máximo de cinco dias, que terminava esta quarta-feira, uma OPA obrigatória sobre os 69,78% do capital da dona da TVI.

Em comunicado enviado às redações, citado pelo semanário Expresso, a Pluris Investments diz que, com esta OPA, “entende estar a agir contra a incerteza e a instabilidade que têm revestido o processo de recuperação da Media Capital”.

“Com esta operação, transparente e aberta ao mercado, defendemos e protegemos da incerteza milhares de postos de trabalho e um projeto comunicacional da maior relevância para a sociedade portuguesa”.

Esta decisão acontece um dia depois de o empresário ter sido eleito presidente do conselho de administração da Media Capital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer que coimas nos casos de incumprimento sejam cobradas de imediato

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios …

Estado indiano muda nome da fruta-dragão. Soava demasiado chinês

As autoridades do estado indiano de Gujarat decidiram mudar o nome da popular pitaia, conhecida como fruta-dragão, que a partir de agora será chamada de "kamalam", que significa "flor de lótus" em sânscrito. De acordo com …

Hospital S.João com taxas de ocupação de 85% a 95%. Profissionais tomam hoje a 2º dose da vacina

O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um “panorama exigente e complexo”, mas “estável” apesar …

Rússia planeia vacinar 20 milhões de pessoas até final de março

A Rússia planeia vacinar cerca de 20 milhões de pessoas contra a covid-19 durante o primeiro trimestre deste ano, adiantou hoje a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova. "Estimamos que, se tudo correr bem, iremos envolver neste processo …

Sem reis nem rainhas. Jovem holandesa inventa baralho de cartas neutro

Uma jovem holandesa de 23 anos, chamada Indy Mellink, inventou um baralho de cartas de género neutro, sem reis, rainhas nem valetes, com o qual quer resolver a suposta desigualdade dos baralhos de cartas tradicionais. Tudo …

Portugal com mais 274 mortes e 15.333 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 274 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 15.333 casos de infeção com o novo coronavirus, também um novo máximo …

Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito …

TikTok inspira jovens russos a protestar contra Putin (e a proteger Navalny)

O TikTok está a ser usado como uma ferramenta crucial num apelo à ação contra o Governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a prisão do crítico Alexei Navalny. De acordo com a Newsweek, as …

Silêncio no metro e máscaras artesanais proibidas. França dá tudo para evitar novo confinamento

Face à ameaça de novas variantes do coronavírus que serão mais contagiosas, o Governo francês está a tomar novas medidas para evitar a propagação do vírus, tudo com o intuito de evitar um terceiro confinamento …

Paulo Rangel afasta candidatura à Câmara do Porto (e deixa Rio com "batata quente" nas mãos)

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel não será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano. O Público avança que Paulo Rangel comunicou a sua decisão ao presidente do partido, Rui Rio, durante …