As autoridades de Myanmar já solucionaram o mistério do “navio fantasma” encontrado, na semana passada, encalhado na região de Rangoon.
Um misterioso navio porta-contentores, sem qualquer tripulação ou carga a bordo, encalhou na costa birmanesa, junto ao município de Thongwa, na região de Rangoon, antiga capital do país.
A embarcação, com o nome de Sam Ratulangi PB 1600, foi vista pela primeira vez por pescadores, na passada terça-feira, a cerca de onze quilómetros da vila de Thama Seitta.
No entanto, o mistério do “navio fantasma” já foi resolvido. A marinha disse que a embarcação estava a ser puxada por um rebocador em direção a uma fábrica de demolição de navios no Bangladesh. Os tripulantes abandonaram o barco por causa do mau tempo.
Na passada quinta-feira, as autoridades e membros da marinha subiram a bordo do navio porta-contentores em busca de pistas, depois de a embarcação chegar à praia. A polícia ficou perplexa com as suas dimensões: 177 metros de comprimento, 28 metros de largura e um peso de 26,5 toneladas.
A localização da embarcação, construída em 2001, foi registada pela última vez quando se encontrava na costa de Taiwan, em 2009. Segundo a agência France-Presse (AFP), esta foi a primeira vez que um navio abandonado foi encontrado nas águas de Myanmar.
A marinha birmanesa disse que suspeitou que o navio estivesse a ser rebocado depois de ter encontrado dois cabos. De seguida, acabaram por encontrar o barco rebocador, chamado Independence, a cerca de 80 quilómetros da costa de Myanmar.
As autoridades interrogaram 13 tripulantes, de nacionalidade indonésia, descobrindo então que o rebocador estava a puxar o navio desde 13 de agosto, com o objetivo de o levar a uma fábrica no Bangladesh, onde seria desmontado.
No entanto, alguns dos cabos que ligavam as duas embarcações acabaram por romper numa tempestade, por isso, a tripulação decidiu abandonar o barco. As autoridades continuam a investigar o caso. De acordo com o site Eleven Myanmar, acredita-se que o dono do rebocador seja da Malásia.
O Bangladesh tem uma grande indústria de demolição de navios. Centenas de embarcações comerciais antigas são desmontadas todos os anos em Chittagong. No entanto, este é um negócio polémico, com acusações de ser um trabalho mal pago e perigoso para os funcionários.
ZAP // BBC
Um navio com 177 metros de comprimento e 28 de largura a pesar 26,5 toneladas ou seja 26.500kg,…será de plástico?
A proa e o casco devem ser de carbono
Deve ser problema das máquinas de calcular utilizadas nas escolas!.
O termo que está incorreto é o «peso»….. as 26,5 Toneladas referem-se a TAB (Tonelagem de Arqueação Bruta) que corresponde à área volúmica do navio. Na construção naval usa-se o termo TAB para especificar a capacidade do navio. Em vez de ser usado os metros cúbicos é usada uma unidade denominada de Ton que para questões de facilidade de leitura, é equivalente à tonelada.
Pesquisem num dicionário ou na internet que vão encontrar o significado de TAB.