Marinha britânica compra o maior drone subaquático do mundo. E pode estar armado

defenceimages / Flickr

O contra-torpedeiro HMS Dragon da Royal Navy, a marinha britânica, aproxima-se de Gibraltar

A Marinha Real Britânica assinou um contrato com uma empresa do mesmo país para a criação de um submarino autónomo que será o maior drone subaquático do mundo. Ao prescindir de tripulação, o veículo poderá transportar uma “quantidade substancial de armas”.

Segundo avançou o News Week, o contrato para a construção do XLUUV (veículo subaquático não tripulado extra grande) – que mede cerca de 90 metros de comprimento e tem capacidade para transportar armas – foi adjudicado ao fabricante britânico MSubs Ltd, especializado na construção de submersíveis militares e científicos.

O drone da Marinha Real terá quase o dobro do tamanho do drone Boeing Orca XLUUV – quatro dos quais foram comprados em 2019 pela Marinha dos Estados Unidos (EUA).

No caso do XLUUV, a Marinha britânica vai aproveitar o facto de não necessitar de espaço para tripulação para transportar uma quantidade substancial de armas, como torpedos e minas, noticiou o News Week.

O anúncio da compra foi feito esta quinta-feira pelo chefe da Marinha do Reino Unido, o almirante Anthony Radakin, numa conferência em Southampton, na Inglaterra. Entre os participantes, estavam representantes da NATO e empresas de defesa de diversos países.

O novo veículo terá um alcance de cerca de 5550 quilómetros, ou 3.000 milhas náuticas, sugerindo que, provavelmente, não será alimentado apenas por baterias.

“Estou realmente empolgado com as possibilidades que isso oferece para aumentar o nosso alcance e letalidade, melhorar a nossa eficiência”, disse Radakin na conferência.

“Precisamos de estar à frente dos nossos adversários. É por isso que a Marinha Real está a passar por um período de transformação”, indicou, acrescentando que o país se está a concentrar em “aumentar a vantagem operacional no Atlântico Norte”, em “modernizar os fuzileiros navais” e em “adotar tecnologia e inovação de uma maneira muito melhor”.

É possível que o design do recém-adquirido XLUUV da Marinha Real tenha como base um submersível existente construído pelo MSubs que já esteja a ser utilizado por aquele força.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …