Marinha avança com processo de averiguações a morte de cadete

A Marinha vai avançar com um processo de averiguações à morte de um cadete da Escola Naval durante uma prova de corta mato realizada esta terça-feira na Base Naval de Lisboa, em Almada, disse o porta-voz do ramo.

“Já foi efetuada a participação da ocorrência e a Marinha vai nomear ainda hoje um oficial averiguante para conduzir o processo de averiguações”, disse à agência Lusa o comandante Fernando Fonseca.

Um cadete Escola Naval morreu esta terça-feira depois de desmaiar durante uma prova de corta mato realizada na Base Naval de Lisboa, no âmbito de uma aula de educação física.

“O exercício, que se iniciou pelas 08:30, consistia numa prova de corta-mato de seis quilómetros, no perímetro da Base Naval de Lisboa, e era vigiado por 10 militares com uma viatura de apoio. O cadete desfaleceu ao chegar ao quinto quilómetro da prova, tendo sido prontamente assistido por outros cadetes, pelos monitores e por um oficial que praticava desporto, que cruzava o mesmo local, cerca das 08:55″, disse a fonte.

Segundo o comandante Fernando Fonseca, o jovem, de 22 anos, foi de imediato transportado para o Centro de Medicina Naval pela viatura de apoio. “Foi assistido por uma equipa médica, que lhe prestou assistência diferenciada. Foi também contactado o INEM que prontamente chegou ao local”, acrescentou.

O cadete foi posteriormente transportado para o hospital de S. José, em Lisboa, onde foi dada continuidade às manobras de reanimação, mas não foi possível reverter a situação e acabou por morrer, cerca das 10:40, segundo a mesma fonte.

“A Marinha tem estado a prestar todo o apoio, inclusive psicológico, aos familiares e aos camaradas do cadete. Num momento de profunda dor para a toda a família naval com a perda de um dos nossos, enviamos as mais sentidas condolências à família e amigos”.

O cadete, do 4.º ano da Escola Naval, frequentava o curso de Engenharia Naval – Ramo de Armas e Eletrónica, segundo precisa a TVI24.

O comandante acrescentou que o jovem tinha todos os exames médicos em dia, “era um atleta” e tinha realizado há pouco tempo um eletrocardiograma. “Portanto, não tínhamos nenhuma informação que pudesse antecipar uma situação destas”, sublinhou.

Ministro lamenta tragédia

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, lamentou, em Bruxelas, a morte de um cadete da Escola Naval, afirmando tratar-se de “uma tragédia terrível” e “absolutamente inopinada” que atingiu um jovem atleta promissor, com exames médicos em dia.

“É uma tragédia, uma situação inopinada, trágica, que é profundamente triste, e sei que a Escola Naval está profundamente abalada e toda a Marinha e Forças armadas estão de luto. Foi uma situação absolutamente inesperada, [envolvendo] um jovem cadete extremamente promissor, um dos melhores do seu curso”, disse.

João Gomes Cravinho, que falava à saída de uma reunião na sede da Comissão Europeia, apontou que, de momento, não há “mais informações sobre o que poderá ter sido a causa” da tragédia, que “evidentemente” será investigada “e essa informação partilhada”, mas reforçou que nada poderia fazer prever esta tragédia, até por se tratar de um jovem de 22 anos “com grandes qualidades atléticas”, que desfaleceu durante “uma prova absolutamente normal”.

“As indicações preliminares que tenho é que não era nada que se pudesse prever ou que pudesse ocorrer de outra maneira (…) Era uma prova absolutamente normal, em que participaram muito cadetes. Aliás, tratava-se de um cadete atleta, uma pessoa com grandes qualidades atléticas”, afirmou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …