Marine Le Pen ganha prémio de “político mentiroso do ano” em França

European Parliament / Flickr

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, recebeu esta sexta-feira o prémio de político mentiroso do ano em França, pelas várias “afirmações falsas” sobre os imigrantes e o jihadismo.

O prémio, criado por iniciativa do politólogo Thomas Guénolé, visa incentivar a classe política francesa a mentir menos, sensibilizar os jornalistas de política para a importância de confirmar os factos e alertar as pessoas para que se assegurem da veracidade do que é dito.

Os membros do júri, especializados em verificar informações, destacaram os exageros de Le Pen sobre a amplitude do fluxo de refugiados que chegam à União Europeia (UE): por exemplo, esta terça-feira, Marine afirmou serem 4.500 os refugidos que diariamente chegam à UE, quando na verdade rondam os 330.

Também foram apontadas as declarações sobre o género dos imigrantes, já que a filha de Jean-Marie Le Pen afirmou, em setembro do ano passado, que 99% dos imigrantes eram homens, corrigindo dias depois o número para 75% – e isto quando o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados aponta para 69%.

A líder da Frente Nacional também chegou a acusar o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, de afirmar numa estação de rádio que preconizar a jihad (guerra santa) não era um crime, algo que o governante nunca disse.

O anterior vencedor do prémio foi o ex-Presidente francês, Nicolas Sarkozy.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Seria honesto da parte do Zap também lembrar o leitor que o criador do “prémio” e responsável por “criar” a culpa é um racista anti-francês e anti-cristão de extrema esquerda.

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …