Marine Le Pen acusada de plagiar discurso de Fillon (e diz que fez de propósito)

Thibault Vandermersch / EPA

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

A candidata da extrema-direita às presidenciais francesas, Marine Le Pen, está a ser acusada de ter plagiado, esta segunda-feira, um discurso feito por François Fillon no dia 15 de abril, em Puy en Velay.

No discurso, Fillon citou o antigo primeiro-ministro Georges Clemenceau e o escritor Andre Malraux, para falar sobre a geografia e a identidade francesa.

“Os Pirinéus em primeiro lugar, que colocam a França nesse imenso conjunto que é o mundo hispânico e latino, a fronteira dos Alpes que vai até Itália, nossa irmã e depois, mais além, a que vai até à Europa central, balcânica e oriental”, afirmou Fillon.

O candidato conservador de direita que foi derrotado na primeira volta em abril, disse também que no estrangeiro se aprende francês, “às vezes pagando muito, na Argentina ou na Polónia”, e que há listas de espera na Aliança Francesa de Xangai, Tóquio e México, ou no Liceu Francês de Rabat e de Roma.

“Se Paris é o primeiro destino turístico a nível mundial é porque a França é mais do que uma potência industrial, agrícola e militar”, destacou Fillon.

Através do vídeo divulgado no Twitter pela Ridicule TV, é possível observar as semelhanças entre os discursos de Marine Le Pen e François Fillon, proferidos com 15 dias de diferença.

No entanto, o vice-presidente da Frente Nacional, Florian Philippot, rejeita as acusações de plágio e diz que se tratou de um “piscar de olhos” ao discurso de Fillon, que demonstra que Marine Le Pen é uma candidata “unitária e não sectária”.

Esta polémica permite relembrar um episódio idêntico que ocorreu nos Estados Unidos, em que a mulher de Donald Trump, Melania, terá plagiado um discurso de Michelle Obama, a mulher do ex-presidente Barack Obama.

As eleições presidenciais francesas, que opõem Marine Le Pen a Emmanuel Macron, estão marcadas para o próximo domingo, 7 de maio.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas, cresce o risco de chumbo do OE e de crise política

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …