Marie Curie ou Marie Skłodowska? O debate entre a França e a Polónia sobre o legado da famosa cientista está a ser reacendido com uma proposta para incluir uma imagem sua na nova nota de 20 euros.
Um novo design das notas de euro está a reacender uma antiga disputa entre França e Polónia sobre a identidade e o legado da cientista Marie Curie, nascida Maria Skłodowska em Varsóvia, em 1867.
A proposta do Banco Central Europeu (BCE) de incluir a vencedora de dois Prémios Nobel na nova nota de 20 euros gerou críticas em território polaco, particularmente devido à forma como o seu nome aparece nos esboços apresentados.
A cientista, que mais tarde se mudou para França e se casou com o também cientista Pierre Curie, ficou conhecida mundialmente como Marie Curie. No entanto, em vida, usou diversas versões do seu nome, incluindo Skłodowska-Curie, especialmente durante o casamento. Mais tarde, usou frequentemente a assinatura “M. Curie”.
Para muitos polacos, a omissão do apelido de nascimento “Skłodowska” ou o seu rebaixamento a uma referência entre parênteses é mais do que um detalhe formal: é um apagamento do contributo da Polónia para a ciência e cultura europeias. O tema ganhou força quando se apontou que figuras históricas como Miguel de Cervantes ou Ludwig van Beethoven mantiveram os seus nomes originais nas versões das notas em diferentes idiomas, refere a Euronews.
Perante a polémica, o BCE respondeu que está consciente da complexidade da questão e garantiu estar a consultar diversas fontes históricas e linguísticas para determinar a forma mais apropriada de apresentação do nome. Um porta-voz esclareceu que a referência “Marie Curie (née Skłodowska)” visa refletir a identidade dual da cientista, reconhecendo tanto as suas raízes polacas como o seu percurso francês.
A proposta da nova série de notas surge no âmbito do anúncio feito pelo Conselho do BCE em janeiro, em que foram revelados os dois temas finalistas para o novo design das notas: “Rios e Aves” e “Cultura Europeia”. Se a proposta “Cultura Europeia” for escolhida pela votação pública e avaliação de um júri, a imagem de Skłodowska-Curie poderá mesmo figurar na nova nota de 20 euros, retratada numa sala repleta de livros, a lecionar.
Contudo, a decisão final sobre os novos designs será apenas tomada em 2026, e a sua entrada em circulação ocorrerá anos depois. As atuais notas de euro continuarão válidas mesmo após a introdução da nova série.