Mariano Rajoy agredido em arruada eleitoral

O chefe do governo espanhol foi agredido esta quarta-feira por um jovem, durante uma arruada eleitoral em Pontevedra, com um murro suficientemente forte para lhe partir os óculos.

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, foi agredido esta quarta-feira por um jovem de 17 anos, enquanto caminhava pela rua durante um ato eleitoral em Pontevedra – cidade muito ligada ao início de sua carreira política – dentro da campanha para as eleições gerais do próximo domingo.

O agressor aproximou-se do primeiro-ministro espanhol sob o pretexto de tirar uma fotografia. De repente, segundo a imprensa espanhola, o agressor deu um murro forte ao chefe do governo, que ficou com os óculos partidos.

O corpo de segurança do candidato do PP reagiu imediatamente e imobilizou o jovem, que ainda conseguiu agredir um dos agentes. O rapaz foi detido e Mariano Rajoy continuou, sem óculos, a ação de campanha.

O El Pais revelou que o agressor se chama Andres de V., é morador de Pontevedra, e que, ao ser detido pela polícia, terá dito estar muito feliz pelo que tinha feito.

Segundo fontes do PP, o agressor estaria vinculado a grupos independentistas radicais. O jovem pertence ao Mocidade Granate, grupo de apoiantes do Pontevedra Club, que na sua conta no Twitter se desvinculou do incidente.

A agressão gerou uma rejeição unânime da classe política espanhola. O rei Felipe VI também ligou para Rajoy para saber sobre o seu estado, segundo informou a Casa do Rei.

Depois da agressão, Mariano Rajoy garantiu: “Eu estou bem, ótimo, não há problema”. Mais tarde, escreveu na sua conta no Twiter estar profundamente grato pelas mostras de carinho e de solidariedade que lhe fizeram chegar.

ZAP / Move

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não vai acontecer nada porque ele é menor. Isso foi tudo orquestrado pelo próprio PP para transformar Rajoy em mártir e despertar a pena nos espanhois.

  2. Tanga amigos. Qual radical? Trata-se de um miudo filho de um militante do PP, curiosamente acusado de corrupção e familiar, ainda que afastado do próprio Rajoy. Mas eu já estava à espera destas “informações”. Fazem um jeitasso a uns dias das eleições

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …