Confirmação da candidatura deve acontecer nos próximos dias.
Mariana Mortágua pode ser o rosto que se segue na liderança do Bloco de Esquerda, depois de Catarina Martins anunciar esta manhã que não se recandidata ao lugar de coordenadora do partido. A notícia está a ser avançada pela Sic Notícias, que acrescenta que a decisão será anunciada nos próximos dias.
A candidatura parece reunir consenso dentro do partido, o que terá dado à deputada as condições que entende serem necessárias para avançar.
Mariana Mortágua ainda não comentou publicamente a notícia. Referiu-se apenas à saída de Catarina Martins através de uma publicação no Twitter, onde agradece à coordenadora demissionária.
Obrigada @catarina_mart . Conta connosco porque contamos sempre contigo. pic.twitter.com/uJt45khRPf
— mariana mortágua (@MRMortagua) February 14, 2023
Após o anúncio desta manhã, vários nomes têm sido apontados à liderança do Bloco de Esquerda, mas nenhum com a força de Mariana Mortágua. Pedro Filipe Soares, atual líder parlamentar do partido, já recusou a possibilidade de avançar com uma candidatura e preferiu sublinhar que o partido tem a maturidade necessária para escolher um novo coordenador.
Outro nome apontado é o de Marisa Matias, antiga eurodeputada e candidata presidencial pelo BE, mas tal hipótese também já foi recusada pela própria.