/

Maria Sharapova banida por dois anos

Ronald Wittek / EPA

A tenista russa Maria Sharapova

A tenista russa foi esta quarta-feira suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Ténis (ITF), na sequência do controlo positivo por meldonium no último Open da Austrália.

Em comunicado, a Federação Internacional de Ténis informou que Maria Sharapova está suspensa de toda a atividade até 25 de janeiro de 2018 e que lhe serão retirados os pontos relativos ao último Open da Austrália, assim como todos os prémios monetários conquistados.

A antiga número um mundial e vencedora de cinco torneios do Grand Slam reconheceu tomar meldonium, substância que foi detetada num controlo realizado a 26 de janeiro deste ano e que se tornou ilícita apenas a 01 de janeiro.

A substância é habitualmente usada no tratamento de diabetes e de deficiência de magnésio mas estudos científicos revelaram que pode aumentar a performance e a resistência de atletas, razão pela qual foi proibido pela Wada.

Na altura, a tenista explicou que o seu médico lhe receitou há dez anos Mildronate, medicamento que contém meldonium, depois de ter estado doente.

Em causa estariam alguns exames médicos que mostravam que a atleta tinha uma deficiência de magnésio, além do histórico familiar de diabetes.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.