Maria de Belém e Henrique Neto com dificuldades para pagar campanha

Ricardo Oliveira, mariadebelemsedenacional / Facebook

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém e Henrique Neto estão a ter dificuldades para pagar as dívidas que contraíram nas respectivas campanhas eleitorais no âmbito da disputa pelo cargo de Presidente da República.

O Jornal de Notícias reporta que os dois candidatos estão “aflitos” para pagarem aquilo que gastaram, não tendo qualquer apoio institucional, nomeadamente partidário, nem tendo obtido votos suficientes para conseguirem o apoio do Estado.

Maria de Belém já pagou 200 mil do valor global que ascendia a 500 mil euros, apurou entretanto o Diário de Notícias.

Concorrendo como independente, a ex-presidente do PS não teve o apoio do partido e está, deste modo, a tentar pagar a campanha do seu próprio bolso ou recorrendo a donativos.

Henrique Neto, outro candidato independente, também estará a ter dificuldades para pagar os 200 mil euros gastos durante a campanha.

“Não estava à espera de ter de absorver tanta despesa sozinho”, assume ao Jornal de Notícias o empresário que teve apenas 0,84% dos votos.

Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República eleito, Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias foram os únicos candidatos a passar o limiar dos 5% que lhes permite ter acesso às subvenções estatais.

Quanto aos restantes candidatos, o PCP é que vai suportar as despesas de Edgar Silva e o calceteiro Tino de Rans conta ao Jornal de Notícias que fez “a festa” com apenas 2.500 euros gastos em “gasóleo, portagens, direitos de autor [e] aluguer da carrinha”.

Jorge Sequeira refere ao diário que foi “pagando” à medida que gastou os 5 mil euros do orçamento de campanha e Cândido Ferreira nota que “três ou quatro meses” do salário vão ser o suficiente para pagar os menos de 60 mil euros gastos.

Finalmente, Paulo Morais já terá pago metade dos 62 mil euros da campanha, tendo chegado a pedir donativos para o efeito através do seu perfil do Facebook.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ser´que se estes senhores tivessem ganho também dividiriam os vencimentos que iriam auferir com os Portugueses. Penso que não como tal eles que paguem a campanha do bolso deles

  2. Quando se pensa construir era costume fazer contas. Parece que isso passou de moda. Querem dar passos maiores que a perna. Paciência, meninos, paguem das pensões chorudas que auferem.

  3. Epha, quem é que me dá o número de conta da Senhora Maria? É que já tinha pedido na última notícia sobre este assunto e nada… É que estou disposto a subvencionar com 5 euros, para alpista, afim de que os passarinhos que residem na cabeça da mesma, evitem passar fome e migrem para outro ninho…

  4. O comuna ainda por cima foi o mais poluidor de todos mas o seu partido o PCP não se dá ao trabalho de fazer a devida limpeza da via pública, devem de estar a pensar que o país é todo deles.

    • Exatamente o que eu penso.
      A porcaria continua pendurada por todo o lado.
      Durante a campanha ate cartazes colados a chapas metálicas colocaram a ocupar passeios no centro de Lisboa e os peôes que fossem para a estrada.
      Indecente a falta de civismo daquelas múmias saídas diretamente dos anos 70.

  5. Grandes presidentes iam dar estes anões postos em bicos dos pés. Em princípio esperar-se-ia de um presidente da república que previsse os cenários possíveis da sua candidatura. Estes pequenos gnomos tiveral a arrogância de não o fazer. Só espero nunca ter que ler no jornal a notícia de que a dívida lhes foi perdoada. Quanto ao burgesso que com “3 ou 4 meses de salário” paga os cerca de 60 mil euros que deve, salvo erro é “xuxialista”, não é…?

  6. a sra que pague com as subvencoes nao vai viver o suficiente a receber as subvencoes para pagar mas nem ela nem nenhum candidato independentemente da % deviam receber um centavo quem quer festa sua-lhe a testa odinheiro e dos contribuintes

RESPONDER

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …