Marco Polo afinal tinha mais uma filha… fora do casamento

2

Abraham Cresques, Atlas Catalan / Wikimedia

“A Caravana de Marco Polo” no Atlas Catalão, 1375

Uma pesquisa realizada por um estudante de Veneza mostrou que o explorador pode ter sido pai de uma mulher chamada Agnese.

Segundo o The Guardian, um investigador em Veneza encontrou indícios reveladores de que Marco Polo tinha uma filha fora do casamento.

Acredita-se que Agnese tenha nascido entre 1295, ano em que o comerciante e explorador regressou a Veneza após mais de duas décadas de viagem pela Ásia, e 1298, ano em que foi preso em Génova pelo seu envolvimento num conflito naval entre as duas cidades.

Marco Polo escreveu um livro sobre as suas viagens, que se tornou um dos primeiros best-sellers mundiais, e esteve preso durante um ano antes de regressar a Veneza e casar com Donata Badoer, com quem teve outras três filhas.

Marcello Bolognari, estudante de doutoramento na Universidade Ca’ Foscari em Veneza, disse que havia “indícios da existência de Agnese” noutros documentos da família Polo, mas o seu último testamento, recentemente descoberto no arquivo estatal de Veneza, tem fortes indícios de que a exploradora era o seu pai.

O documento, escrito a 7 de julho de 1319, mostra que Agnese, que morreu com cerca de 20 anos, confiou ao seu pai, Marco Polo, a entrega do seu testamento ao padre Pietro Pagano, na igreja de San Felice, no bairro de San Giovanni Grisostomo, em Veneza.

“Sabemos de certeza que ele teve três filhas e este documento reflete que muito provavelmente teve outra filha de uma relação anterior“, disse Bolognari.

“Não sabemos se ele tinha sido casado antes do seu segundo casamento ou se a criança tinha nascido de um caso”, acrescentou.

O facto de Agnese ter confiado o testamento a Marco Polo foi a prova de que ele sabia da sua existência e que ambos tinham uma “relação forte e de confiança“, explicou Bolognari.

Agnese não nomeou a sua mãe no seu testamento, o que Bolognari acredita que possa ser um sinal de que ela tenha morrido.

O estudante referiu que o testamento de Agnese retratava “uma vida familiar íntima e afetuosa”. Ela era casada e tinha dois filhos pequenos.

Marco Polo teve três filhas com Badoer — Fantina, Bellela e Moreta. Morreu em 1324, com 69 anos de idade.

Alice Carqueja, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.