//

Marcha das Mulheres reuniu meio milhão de pessoas em Washington

Michael Reynolds / EPA

Women's March on Washington, 21 de janeiro de 2017

Women’s March on Washington, 21 de janeiro de 2017

A Marcha das Mulheres em Washington, um protesto que juntou apoiantes em mais de 60 países, reuniu na capital norte-americana mais de 500 mil pessoas este sábado em protesto contra Donald Trump.

Um dia depois do controverso multimilionário ter prestado juramento como 45º Presidente dos Estados Unidos, a afluência foi de tal forma superior às 200 mil pessoas esperadas que não foi possível marchar pelas ruas, já que todo o percurso do trajeto estava completamente tomado pela multidão, informou a Associated Press.

As autoridades da cidade ainda não conseguiram calcular o número exato de manifestantes, já que a nebulosidade dificultava as filmagens aéreas que permitiriam realizar uma estimativa mais precisa.  De acordo com as agências de notícias, sinais claros mostram que os manifestantes em Washington contra Trump poderão superar aqueles que assistiram à tomada de posse, com mais de meio milhão de pessoas no centro de Washington este sábado.

De acordo com a Time, houve menos participação popular na posse de Trump do que nas posses dos dois mandatos de Barack Obama, o que pode ser verificado não só pelas fotografias aéreas como, também, pelo número de passageiros que usaram o metro da capital norte-americana nos dias dos eventos.

Na capital norte-americana, dezenas de milhares de mulheres mostravam mensagens como “As mulheres não recuarão” e “Menos medo, mais amor” e criticam a postura de Trump em questões como aborto, diversidade cultural e alterações climáticas.

“Hoje marchamos pelo núcleo moral desta nação, contra a qual o nosso novo presidente está a travar uma guerra”, disse a conhecida atriz America Ferrera perante os protestantes em Washington, considerando que uma “plataforma de ódio e divisão” assumiu o poder na Casa Branca, mas que não representa o país.

Somos a América e estamos aqui para ficar“, afirmou.

No resto dos EUA, a Marcha das Mulheres também reuniu 500 mil pessoas em Los Angeles e no centro de Nova Iorque. Em Chicago, os organizadores estimaram que cerca de 250 mil pessoas percorreram as ruas da cidade no âmbito deste protesto anti-Trump.

Milhares de pessoas encheram ainda avenidas e praças por todo o mundo, de Londres a Sidney – passando pelo Porto e Lisboa -, em manifestações pelos direitos das mulheres que também são de solidariedade para com o protesto que acontece em Washignton. De acordo com uma estimativa da NBC, a Marcha das Mulheres poderá ter reunido um total de 3 milhões de manifestantes em 673 cidades de mais de 80 países.

ZAP // SN / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.