Marcha das Mulheres reuniu meio milhão de pessoas em Washington

Michael Reynolds / EPA

Women's March on Washington, 21 de janeiro de 2017

Women’s March on Washington, 21 de janeiro de 2017

A Marcha das Mulheres em Washington, um protesto que juntou apoiantes em mais de 60 países, reuniu na capital norte-americana mais de 500 mil pessoas este sábado em protesto contra Donald Trump.

Um dia depois do controverso multimilionário ter prestado juramento como 45º Presidente dos Estados Unidos, a afluência foi de tal forma superior às 200 mil pessoas esperadas que não foi possível marchar pelas ruas, já que todo o percurso do trajeto estava completamente tomado pela multidão, informou a Associated Press.

As autoridades da cidade ainda não conseguiram calcular o número exato de manifestantes, já que a nebulosidade dificultava as filmagens aéreas que permitiriam realizar uma estimativa mais precisa.  De acordo com as agências de notícias, sinais claros mostram que os manifestantes em Washington contra Trump poderão superar aqueles que assistiram à tomada de posse, com mais de meio milhão de pessoas no centro de Washington este sábado.

De acordo com a Time, houve menos participação popular na posse de Trump do que nas posses dos dois mandatos de Barack Obama, o que pode ser verificado não só pelas fotografias aéreas como, também, pelo número de passageiros que usaram o metro da capital norte-americana nos dias dos eventos.

Na capital norte-americana, dezenas de milhares de mulheres mostravam mensagens como “As mulheres não recuarão” e “Menos medo, mais amor” e criticam a postura de Trump em questões como aborto, diversidade cultural e alterações climáticas.

“Hoje marchamos pelo núcleo moral desta nação, contra a qual o nosso novo presidente está a travar uma guerra”, disse a conhecida atriz America Ferrera perante os protestantes em Washington, considerando que uma “plataforma de ódio e divisão” assumiu o poder na Casa Branca, mas que não representa o país.

Somos a América e estamos aqui para ficar“, afirmou.

No resto dos EUA, a Marcha das Mulheres também reuniu 500 mil pessoas em Los Angeles e no centro de Nova Iorque. Em Chicago, os organizadores estimaram que cerca de 250 mil pessoas percorreram as ruas da cidade no âmbito deste protesto anti-Trump.

Milhares de pessoas encheram ainda avenidas e praças por todo o mundo, de Londres a Sidney – passando pelo Porto e Lisboa -, em manifestações pelos direitos das mulheres que também são de solidariedade para com o protesto que acontece em Washignton. De acordo com uma estimativa da NBC, a Marcha das Mulheres poderá ter reunido um total de 3 milhões de manifestantes em 673 cidades de mais de 80 países.

ZAP // SN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …