Marcelo Rebelo de Sousa vai a Londres visitar a rainha

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República inicia na quarta-feira uma visita de dois dias a Londres que inclui encontros com a Rainha Isabel II, a primeira-ministra, Theresa May, empresários e banqueiros e com representantes da comunidade portuguesa no Reino Unido.

O programa começa na City, a área onde estão concentradas as sedes dos grandes bancos e instituições financeiras britânicas e internacionais, para um almoço oferecido pelo recém-indigitado Lord Mayor, Andrew Parmley, que representa a City of London.

À tarde, Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com a primeira-ministra Theresa May na residência oficial dos primeiros-ministros britânicos, no número 10 de Downing Street, e depois encontra-se com representantes de associações da comunidade portuguesa no Reino Unido.

O contacto com membros da comunidade portuguesa será alargado para uma receção oferecida pelo Chefe de Estado na Residência oficial do Embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes.

Na quinta-feira, o Presidente visita a artista Paula Rego, no seu estúdio de trabalho.

Paula Rego, de 81 anos, reside em Londres, onde chegou aos 17 anos para estudar na Slade School of Art. Em 2010, foi distinguida pela Rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império, pela sua contribuição para as artes.

A visita do chefe de Estado português a Londres termina com um encontro pessoal no Palácio de Buckingham com a monarca britânica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …