Marcelo pede aos jogadores que se lembrem dos portugueses

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

O Presidente da República recebeu hoje a seleção portuguesa de futebol no Palácio de Belém antes da partida para o Euro2016 e pediu aos atletas que disputassem “jogo a jogo” com os portugueses no pensamento.

“Não vos vou dizer que espero que ganhem o campeonato. O senhor primeiro-ministro já vos disse. Eu sou mais contido. Espero que sejam sempre o que já são, os melhores. Como na vida, tudo se vai ganhando, passo a passo, jogo a jogo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado, que confirmou presença no último jogo de Portugal na fase de grupos, a 22 de junho, pediu aos jogadores para não se esquecerem do povo português.

“Peço que se lembrem dos portugueses que vibram convosco cada minuto, tanto os que vivem em Portugal como os muitos que vivem fora do território físico”, pediu Marcelo.

Há um português no sítio mais inesperado do mundo e esses sofrem e apaixonam-se pelo que faz a equipa, porque para eles é mais difícil ser português”, apelou o presidente.

Dentro do apoio dos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a comunidade presente em França.

Terão a comunidade portuguesa em França em peso convosco. Os pais ou avós foram para lá e fizeram de Paris uma das grandes cidades com portugueses. Irão portugueses de todos os pontos da Europa. Tenho a certeza que vocês são os melhores, têm-no demonstrado”, disse.

“São uma honra para Portugal, como em outras áreas como no domínio das artes ou ciência, que prestigiam o nome do nosso país”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da República destacou também a presença na cerimónia do recentemente eleito presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Vocês são campeões mesmo à partida, porque são do melhor que há no mundo. É também um prazer ter aqui o presidente da FIFA, um sinal de renovação e futuro”, notou Marcelo.

“O que aqui está é do melhor que há no mundo, país pequenino que consegue ser muito. Acreditamos em vós como acreditamos em Portugal”, concluiu.

Após os discursos, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados.

Portugal defronta a Estónia na quarta-feira, às 19:45, no Estádio da Luz, naquele que será o último encontro de preparação antes da estreia no Euro2016, frente à Islândia, no dia 14, para o grupo F, no qual estão também inseridas a Hungria e a Áustria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …