Marcelo pede aos jogadores que se lembrem dos portugueses

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

O Presidente da República recebeu hoje a seleção portuguesa de futebol no Palácio de Belém antes da partida para o Euro2016 e pediu aos atletas que disputassem “jogo a jogo” com os portugueses no pensamento.

“Não vos vou dizer que espero que ganhem o campeonato. O senhor primeiro-ministro já vos disse. Eu sou mais contido. Espero que sejam sempre o que já são, os melhores. Como na vida, tudo se vai ganhando, passo a passo, jogo a jogo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado, que confirmou presença no último jogo de Portugal na fase de grupos, a 22 de junho, pediu aos jogadores para não se esquecerem do povo português.

“Peço que se lembrem dos portugueses que vibram convosco cada minuto, tanto os que vivem em Portugal como os muitos que vivem fora do território físico”, pediu Marcelo.

Há um português no sítio mais inesperado do mundo e esses sofrem e apaixonam-se pelo que faz a equipa, porque para eles é mais difícil ser português”, apelou o presidente.

Dentro do apoio dos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a comunidade presente em França.

Terão a comunidade portuguesa em França em peso convosco. Os pais ou avós foram para lá e fizeram de Paris uma das grandes cidades com portugueses. Irão portugueses de todos os pontos da Europa. Tenho a certeza que vocês são os melhores, têm-no demonstrado”, disse.

“São uma honra para Portugal, como em outras áreas como no domínio das artes ou ciência, que prestigiam o nome do nosso país”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da República destacou também a presença na cerimónia do recentemente eleito presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Vocês são campeões mesmo à partida, porque são do melhor que há no mundo. É também um prazer ter aqui o presidente da FIFA, um sinal de renovação e futuro”, notou Marcelo.

“O que aqui está é do melhor que há no mundo, país pequenino que consegue ser muito. Acreditamos em vós como acreditamos em Portugal”, concluiu.

Após os discursos, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados.

Portugal defronta a Estónia na quarta-feira, às 19:45, no Estádio da Luz, naquele que será o último encontro de preparação antes da estreia no Euro2016, frente à Islândia, no dia 14, para o grupo F, no qual estão também inseridas a Hungria e a Áustria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …