Marcelo pede aos jogadores que se lembrem dos portugueses

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

Marcelo Rebelo de Sousa, Gianni Infantino, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo no Palacio de Belém

O Presidente da República recebeu hoje a seleção portuguesa de futebol no Palácio de Belém antes da partida para o Euro2016 e pediu aos atletas que disputassem “jogo a jogo” com os portugueses no pensamento.

“Não vos vou dizer que espero que ganhem o campeonato. O senhor primeiro-ministro já vos disse. Eu sou mais contido. Espero que sejam sempre o que já são, os melhores. Como na vida, tudo se vai ganhando, passo a passo, jogo a jogo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado, que confirmou presença no último jogo de Portugal na fase de grupos, a 22 de junho, pediu aos jogadores para não se esquecerem do povo português.

“Peço que se lembrem dos portugueses que vibram convosco cada minuto, tanto os que vivem em Portugal como os muitos que vivem fora do território físico”, pediu Marcelo.

Há um português no sítio mais inesperado do mundo e esses sofrem e apaixonam-se pelo que faz a equipa, porque para eles é mais difícil ser português”, apelou o presidente.

Dentro do apoio dos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a comunidade presente em França.

Terão a comunidade portuguesa em França em peso convosco. Os pais ou avós foram para lá e fizeram de Paris uma das grandes cidades com portugueses. Irão portugueses de todos os pontos da Europa. Tenho a certeza que vocês são os melhores, têm-no demonstrado”, disse.

“São uma honra para Portugal, como em outras áreas como no domínio das artes ou ciência, que prestigiam o nome do nosso país”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da República destacou também a presença na cerimónia do recentemente eleito presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Vocês são campeões mesmo à partida, porque são do melhor que há no mundo. É também um prazer ter aqui o presidente da FIFA, um sinal de renovação e futuro”, notou Marcelo.

“O que aqui está é do melhor que há no mundo, país pequenino que consegue ser muito. Acreditamos em vós como acreditamos em Portugal”, concluiu.

Após os discursos, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados.

Portugal defronta a Estónia na quarta-feira, às 19:45, no Estádio da Luz, naquele que será o último encontro de preparação antes da estreia no Euro2016, frente à Islândia, no dia 14, para o grupo F, no qual estão também inseridas a Hungria e a Áustria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …