Depois de uma visita de dois dias a Berlim, o Presidente da República considera que a viagem até território alemão valeu a pena e vê sinais de abertura e de compreensão por parte da chanceler alemã.
O Presidente da República afirmou que deixa Berlim “muito satisfeito”, designadamente depois da conversa com a chanceler Angela Merkel, que revelou “abertura” e “sinais de compreensão, e não preocupação” relativamente a Portugal.
“Vou satisfeito com aquilo que senti e que ouvi da parte da chanceler Angela Merkel, e portanto acho que valeu a pena a visita, valeu muito a pena a visita. E valeu a pena verificar que a chanceler acompanha, e acompanha bem, o que se passa em Portugal. Compreende bem o que se passa em Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.
Questionado sobre se sai de Berlim com a garantia de que a Alemanha estará ao lado de Portugal quando chegar a altura de decidir eventuais sanções a Portugal devido ao défice, o chefe de Estado disse que não pode “falar pelo governo alemão”, mas a sua interpretação é que “correu muitíssimo bem, em particular a conversa com a chanceler Angela Merkel, melhor do que teria esperado“.
“Saio daqui com a noção de que há uma compreensão muito clara do que se passa em Portugal e ficou reforçada essa compreensão depois das conversas havidas”, declarou, no final de uma visita oficial à Alemanha, que teve como principal propósito sensibilizar as autoridades alemãs para a “injustiça” que constituiria a aplicação de sanções a Portugal.
Se não mostram nenhuns sinais de preocupação como refere Marcelo, é porque já estão indiferentes ao nosso destino colectivo e super aliviados por não terem que rebocar mais esta ‘ jangada de pedra’?
Será que ele ia com o abronhosa