Marcelo já está internado para ser operado

1

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República já está internado no Hospital de Santa Cruz em Carnaxide, Lisboa, para ser alvo de uma intervenção cirúrgica, um cateterismo cardíaco.

Marcelo Rebelo de Sousa deu entrada no hospital nesta quarta-feira, devendo ser operado durante a tarde, conforme avança a SIC.

A cirurgia deverá ser feita sem anestesia geral e o Presidente da República referiu à SIC estar “muito tranquilo”.

Após a pequena operação, “ou não é preciso nenhuma intervenção, ou é preciso uma intervenção muito pequena e imediata, que é colocar um stent, um ou mais, ou, coisa que espero que não aconteça, é preciso uma intervenção de maior fôlego e imediata ou a prazo, mas isso em princípio não acontece”, explicou Marcelo aos jornalistas.

O cateterismo cardíaco permite “diagnosticar a doença coronária” através da visualização das artérias para detecção de eventuais obstruções, segundo informações da Direcção Geral de Saúde (DGS). Também possibilita “dilatar as artérias obstruídas, caso seja necessário”.

O procedimento é feito através de uma picada numa artéria da zona da virilha ou do ante-braço, com a introdução de um cateter até ao coração, por onde se injecta um material de contraste que “permite visualizar as artérias coronárias”, como esclarece a DGS.

A operação não requer anestesia geral e o Presidente da República referiu ter levado “livros” para ir lendo enquanto estiver no hospital, prometendo continuar a acompanhar o debate do programa do Governo, no Parlamento, através da rádio ou da televisão.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.