Marcelo ficou “muito impressionado” pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se “muito impressionado” pela destruição “massiva”.

Muito impressionado com aquilo que foi descrito pelo Presidente do Governo Regional. O terem estado aqui na véspera (governo regional), pouco tempo antes e o porto ser um e de repente ser uma paisagem completamente diferente. A destruição do porto, que é de facto massiva, massiva, e de tudo o que existia nele. Isso significa que não havia forma de construir pensando no que sucedeu”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, durante a visita em que foi acompanhado pelo presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

O Presidente da República também assinalou a importância da articulação entre Governo Regional e Governo da República para assegurar o abastecimento à ilha e a “tarefa de reconstrução”.

“Olhando para o futuro, também é muito importante a forma como o governo regional, em diálogo com o governo da república, assumiu a tarefa da reconstrução, que já começou e já esta a ser feita: o que está planeado, as fases do abastecimento imediato e garantir esse abastecimento em melhores condições de segurança para o imediato e para durante o inverno, que verdadeiramente ainda não começou”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que, para as soluções mais definitivas, “é preciso mobilizar recursos financeiros“.

“[Para] as soluções mais definitivas, é preciso mobilizar recursos financeiros, que é preciso fazer nas várias áreas, a culminar no novo porto, […] e isso está a ser enfrentado com uma grande determinação e uma grande rapidez”, destacou.

O Presidente da República deixou ainda a garantia que irá visitar a ilha das Flores “mais vezes durante o próximo ano”.

“Virei cá muitas mais vezes durante o próximo ano e meio para ver o andamento das obras, e para mostrar que a solidariedade não se esgota num minuto, num momento e num determinado instante. Não, continua. Eles merecem isso”, afirmou.

Durante a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, a 2 de outubro, foram registadas 255 ocorrências e 53 desalojados. A passagem do furacão causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo ocidental do arquipélago.

Depois de assegurado o abastecimento através de embarcações de tráfego local (mais pequenas), a empresa Portos dos Açores, que gere as infraestruturas portuárias da região, anunciou no passado sábado que “já estão em curso os trabalhos de preparação do projeto de reconstrução” do porto das Lajes das Flores.

No total, o Lorenzo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, segundo anunciou Vasco Cordeiro na passada segunda-feira.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.