Lorenzo provocou 255 ocorrências e 53 desalojados. Situação está normalizada

António Araújo / Lusa

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.

No mais recente balanço, realizado ao final desta tarde em Angra do Heroísmo, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, anunciou que o Plano Regional de Emergência foi desativado às 17h00 locais (18h00 em Lisboa).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também já levantou os avisos vermelhos, embora a meteorologista Vanda Costa tenha admitido que, até ao final do dia, ainda se vai sentir a influência do furacão Lorenzo em termos de agitação marítima e vento.

Ainda de acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, todas as situações foram resolvidas e “a vida das pessoas pode decorrer dentro de condições muito satisfatórias de segurança”.

Foi necessário realojar 53 pessoas, sobretudo na ilha do Faial, com a intervenção dos serviços municipais e da direção regional da Habitação. Na ilha do Pico, cerca de 50 pessoas foram retiradas, por precaução, das suas residência e instaladas numa escola, mas devem regressar ainda hoje a casa, segundo o vice-presidente da Câmara das Lajes do Pico, Nélson Macedo.

Relativamente ao número de ocorrências registadas, Carlos Neves adiantou que foram 255 e que, ao nível da Proteção Civil, já se encontram todas resolvidas. Contudo, acrescentou, existem situações, como por exemplo o que aconteceu no Porto das Lajes das Flores, que ultrapassam a Proteção Civil e terão de ser resolvidas “numa escala a longo prazo”.

Numa nota divulgada pelo Governo Regional dos Açores, o líder do executivo, Vasco Cordeiro, também destacou a situação daquela infraestrutura, admitindo que a destruição que se verificou no Porto das Lajes “põe em causa aspetos fundamentais como o abastecimento à ilha”.

“Vamos começar já a trabalhar para repor a normalidade das pessoas que viram as suas habitações afetadas por este mau tempo, assim como nas infraestruturas”, referiu o presidente do Governo Regional, que acompanhou a passagem do furacão na ilha das Flores.

Entretanto, a SATA Air Açores já retomou as ligações aéreas com o grupo Central e realizou esta tarde três voos, que reencaminharam 250 passageiros para a Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial.

A rede elétrica de média tensão já foi normalizada no Pico e nas Flores, esperando-se que, nas próximas horas, todos os danos elétricos registados ao nível da baixa tensão nestas duas ilhas e no Pico fiquem também resolvidos. Segundo a empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), a situação nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge e Corvo está normalizada.

O serviço móvel da empresa de telecomunicações Vodafone, que foi afetado nas ilhas do Corvo, Flores, Faial, Pico e São Jorge, estava igualmente “totalmente recuperado” a meio da tarde e os serviços da NOS “repostos na totalidade” desde o final da manhã.

Ao início da tarde, a Altice Portugal disse também que os maiores constrangimentos se verificaram nas Flores, Corvo, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial, sendo que “a sua maioria já estava solucionada”.

Num primeiro balanço depois da passagem do furacão, a meio da tarde desta quarta-feira, o presidente da Federação das Pescas dos Açores, Gualberto Rita, referiu que as Lajes, nas Flores, foi onde se registaram mais prejuízos para o setor, ainda não quantificados.

Quanto ao setor da agricultura, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, considerou que a passagem do furacão “Lorenzo” não foi “tão devastadora como era expectável”, reconhecendo, no entanto, “graves prejuízos” em algumas ilhas, nomeadamente nas Flores, Pico, Faial e Corvo.

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, irá na quinta-feira deslocar-se aos Açores, em representação do primeiro-ministro, António Costa, para analisar os danos causados pelo furacão. Esta manhã, o primeiro-ministro esteve na sede da Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras, tendo considerado que a situação de maior risco estava ultrapassada.

O furacão Lorenzo passou esta madrugada, entre as 04h00 e as 04h30, a cerca de 70 quilómetros a oeste das Flores ainda com categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, mas no limite inferior, segundo uma nota enviada esta manhã pelo IPMA.

As rajadas máximas registadas pelo IPMA ocorreram às 08h25 locais no Corvo (aeroporto), com 163 km/h, às 05h00 nas Flores (aeroporto), com 142 km/hora, e às 04h00 no Faial (Horta), com 145 km/h.

O furacão Lorenzo perdeu, entretanto, força e está a deslocar-se rumo à Irlanda.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …