Marcelo estacionou em lugar para deficientes – mas foi só por um momento

juntosporportugal.pt

O presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa

O movimento (d)Eficientes Indignados está revoltado com Marcelo Rebelo de Sousa porque o novo Presidente da República estacionou o carro num lugar reservado a pessoas com mobilidade reduzida.

O momento foi captado pelas câmaras da SIC durante uma reportagem sobre o primeiro dia de Marcelo Rebelo de Sousa depois de ter sido eleito Presidente da República com larga maioria.

Em declarações ao Jornal de Notícias, fonte próxima de Marcelo Rebelo de Sousa explica que “se tratou apenas de um momento para a reportagem da SIC, tendo ficado um polícia com a chave do carro“.

Facebook

Marcelo estaciona no lugar para deficientes

O novo Presidente deixou o carro no lugar reservado a deficientes enquanto foi ao café por onde passa habitualmente, de manhã.

Na mesma reportagem, o professor parece conduzir sem cinto de segurança, ouvindo-se um alerta sonoro enquanto conduz e fala com o jornalista da SIC.

No seguimento das imagens divulgadas pela SIC, o movimento (d)Eficientes Indignados publicou no Facebook uma carta aberta ao novo Presidente sob o título “ESSE ESTACIONAMENTO NÃO É SEU” – assim mesmo, em maiúsculas, para atestar a revolta com o caso.

“Apesar de ser professor catedrático há mais de 20 anos, vemo-nos obrigados a dar-lhe uma aula subordinada ao tema “cidadania e civismo”“, salientam os responsáveis pelo movimento, notando que Marcelo Rebelo de Sousa “mostrou uma forte carência de conhecimentos nesse domínio”.

Considerando que estacionar num lugar reservado a deficientes “é grave para qualquer cidadão”, alegam que é um comportamento “inqualificável para um futuro Presidente da República“.

O movimento espera agora “um pedido de desculpas” de Marcelo e que ele pague a devida coima de 60 a 300 euros prevista no Código da Estrada.

Leia a Carta Aberta a Marcelo do movimento (d)Eficientes Indignados na íntegra.

“Exmo Professor Marcelo Rebelo de Sousa,

Antes de mais, damos-lhe os parabéns pelo extraordinário momento que vive na sua vida. Foi eleito Presidente da República Portuguesa. Será, a partir de dia 9 de Março, a cara, a voz e o punho de um povo com cerca de 900 anos de história. Deve estar radiante e não é para menos. Nós, não estamos nada radiantes, e não é para menos também.

Apesar de ser professor catedrático há mais de 20 anos, hoje vemo-nos obrigados a dar-lhe uma aula subordinada ao tema “cidadania e civismo”. Só o fazemos porque no primeiro dia após a sua eleição, mostrou uma forte carência de conhecimentos nesse domínio. Grave para qualquer cidadão. Inqualificável para um futuro Presidente da República.

Entenda, por favor, que existem pessoas que por acidente ou doença se encontram fortemente limitadas na sua mobilidade. Devido ao reconhecimento dessa mesma realidade, foram criadas leis (veja bem como isto não deveria ser novidade para si) para atenuar as dificuldades e desvantagens que estas pessoas sentem diariamente. Agora tire apontamentos, é importante, sairá na frequência: segundo o art. 50º do Código da Estrada relativo à proibição de estacionamento, o Professor terá de pagar uma coima de 60 a 300 euros. É proibido estacionar sem dístico nos lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. E mais (não pouse já a caneta): o art. 82º do código da estrada prevê relativamente à ausência de utilização de dispositivos de segurança uma coima de 120 a 600. Pois é, até chegar ao estacionamento reservado, conduziu sem cinto.

Hoje, ficamos por aqui. Já falamos de questões importantíssimas! Como trabalho de casa fica a exigência do pagamento das devidas multas, sendo que não dispensamos ainda um pedido de desculpas a todos os portugueses, em particular àqueles que vivem com diversidade funcional. Acreditamos que tenho sido um mau dia. Ainda temos esperança de um dia lhe dar uma nota excelente.

Os (d)Eficientes Indignados”

SV, ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Já agora e no âmbito de regras de trânsito: Alguém chegou a ver o condutor que levava o “novo” Presidente da República da sede de campanha para a Fac. de Direito, AO TELEMÓVEL!!!!! Vejam as imagens da SIC!

    • Vi e não só, os jornalistas motoqueiros ultrapassavam pela direita outras viaturas etc.
      Se fosse um cidadão “comum” (porque em Portugal só são todos iguais só na constituição) eram as imagens razão suficiente mas como era o condutor do futuro “rei” (por alguma razão se agitava uma bandeira monárquica aquando da declaração do Marcelo afilhado do Marcello na noite que ganhou a eleição) não lhe deve ser aplicada qualquer coima.

      • Se fosse o sem paio da nódoa já não teria problemas, com certeza. Esta esquerdalha tem o direito de achincalhar tudo e todos que não concordem com eles. A campanha vergonhosa, cheia de ódios e sem vergonha conta PR Cavaco é ilustrativa. Ele foi eleito com várias maiorias absolutas, quer como PR quer como PM e tem uma legitimidade que a esquerda radical e monhé não tem nem terá nunca.

  2. Há alguns dias atrás para aceder ao multibanco estacionei, tal como o prof. Marcelo fez, mas levava cinto de segurança, num lugar reservado a pessoas com deficiência. Deixei a minha esposa dentro do carro com a chave, tal como o prof. Marcelo, e quase fui multado. Não devia ser o meu dia, tal como o prof. Marcelo. Já agora prof. os exemplos vêm de cima.

  3. Acho exagerado da parte do deficiente. Lá porque tem um lugar para deficientes, o lugar também não é dele, podia estar lá outro deficiente. Competia às autoridades remover o veículo caso se tratasse de uma infração. Acho bem o deficiente fazer valer os direitos mas também tem de haver respeito. Acho aceitável que o presidente pague a coima, agora que tenha que pedir desculpa não. Qualquer outro cidadão não iria pedir desculpa.

  4. Infelizmente tenho dístico de estacionamento, mas evito de o usar sempre que tenho lugares vagos e gratuitos.
    De qualquer forma se o lugar estiver ocupado; espero, se for o Sr. Presidente da República até seria divertido e esperaria também, afinal não queremos discriminação!… certo?
    Em vez de dizerem que o exemplo vem de cima, porque não ceder um lugar de estacionamento por breves momentos ao nosso Presidente, mesmo que este seja para deficientes?
    AFINAL É O NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
    A HUMILDADE É UMA VIRTUDE!…
    Acalmem-se e Respeitem-se.

  5. Pelos vistos não são deficientes em azia e em ideologia de esquerda, não será por não terem razão mas pelo puro oportunismo claramente odioso e ideológico, certamente com esse grau de deficiência ainda vão controlar as vezes que o presidente vai à sanita.

  6. Eu não votei no Marcelo. Mas congratulo-me (dadas todas as informações que podem ser lidas nesta notícia) por ter um Presidente da República que também pode, de vez em quando, fazer aquilo que todos os outros cidadãos fazem, em vez de uma múmia como aquela que ainda assombra ali o Palácio de Belém. E estou farto de zelotas politicamente correctos. Porque é que não escrevem cartas abertas por motivos (que não faltam) que valham a pena?

  7. Grande noticia gente… voltem là para a cama pois devem todos estar bem cansados !!!! Notei que o carro do presidente nao é Mercedes nem BMW, um simples carro. “Isso tambem vale noticia ???”. Presidente da Républica nao é PAPA!

  8. Muitos … podem ter razão e efetivo direito a ser-lhes facilitada a vida. Será este um dever da comunidade – ajudar o próximo.Mas quantos são mais APTOS do que eu, e arranjaram o papel para terem um lugar cativo?? Se calhar são estes que se estão A PRONUNCIAR DA FORMA EM QUE SE PRONUNCIAM. Sejam compreensivos…Atirem a primeira pedra! …. se nunca pecaram. . Então no dia em que deixarem o carro mal estacionado, não esperem que venha, chamem a polícia!

RESPONDER

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …