Marcelo defende investigação “mais a fundo” de casos como Tancos

Miguel A. Lopes / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de tomada de posse do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado.

O Presidente da República defendeu, esta quinta-feira, uma investigação “mais longe e a fundo” aos casos que envolveram as Forças Armadas nos últimos tempos.

Esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu uma investigação “mais a fundo” aos casos que envolveram as Forças Armadas nos últimos tempos, na tomada de posse do novo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado.

Sem se referir diretamente ao furto de armas em Tancos, em junho de 2017, o Presidente da República falou em “casos que conhecemos bem” para frisar que o “apuramento pelas estruturas internas” permitiu “identificar omissões, insuficiências, erros estruturais antigos, propor e decidir mudanças imediatas de procedimento, detetar falhas individualizadas, concretas e punidas”.

No entanto, “não permitiu identificar cabalmente quem e como agiu”. Ainda assim, defendeu Marcelo perante uma sala cheia de chefes militares e membros de Governo, “isso não nos deve fazer desistir, e esperar que se vá mais longe e a fundo”, passando a responsabilidade para o Ministério Público e para a Polícia Judiciária.

Segundo o Jornal de Notícias, o presidente insistiu nas investigações, “até porque uma instância de investigação especializada a si chamou a matéria desde o primeiro momento e, certamente da sua colaboração com a instituição militar, resultará a luz que a todos importa”.

No seu discurso de pouco mais de dez minutos, Marcelo recordou que nos últimos anos foi preciso “fazer pedagogia” e mostrar que “a instituição militar é uma garantia fundamental do Estado de Direito”.

Houve também alturas, afirmou, em que foi necessário um “escrutínio adensado” de casos em que o “apuramento de factos e responsabilidades” aconteceu com a “clara noção de que o tempo para o efeito era sempre longo de mais para a imagem e para o legítimo amor próprio das Forças Armadas”.

À cerimónia assistiram o primeiro-ministro, António Costa, o vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão, os ministros da Defesa, Azeredo Lopes, e do Mar, Ana Paula Vitorino, o presidente da comissão parlamentar de Defesa, Marco António Costa, o novo líder do PSD, Rui Rio, e os chefes militares do Exército e Força Aérea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …