Sem demoras: Marcelo começa a ouvir os partidos esta terça-feira

1

José Sena Goulão / LUSA

Mesmo sem saber os resultados do círculo do Estrangeiro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa a ouvir os partidos e coligações já entre esta terça-feira e a próxima quarta-feira, dia 20 de março.

A Aliança Democrática (AD) é – até ver – o vencedor das eleições legislativas deste domingo, tendo já 79 deputados eleitos, contra 77 do Partido Socialista (PS).

“Até ver”, porque os resultados do círculo do Estrangeiro – que elege quatro mandatos – apenas deverão ser conhecidos a meio da próxima semana.

Apesar disso, Marcelo Rebelo de Sousa não vai esperar e começa, já a partir de amanhã, a ouvir os partidos e coligações que obtiveram representação parlamentar, começando pelo PAN (Pessoas – Animais – Natureza), que elegeu uma deputada: a líder do partido Inês de Sousa Real.

“Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem [domingo] realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar”, pode ler-se numa nota publicada, esta segunda-feira, no site oficial da Presidência da República.

Depois do PAN, Marcelo Rebelo de Sousa ouve, na quarta-feira, o Livre, que foi um dos vencedores da noite ao crescer de um para quatro deputados.

Quinta-feira é a vez da a coligação CDU (PCP/PEV), que a perdeu votos e dois mandatos, ficando com quatro.

O Bloco de Esquerda, que elegeu cinco deputados (os mesmos da eleição anterior), será ouvido na sexta-feira.

No sábado, toca à Iniciativa Liberal, que, tal como em 2022, obteve oito mandatos.

A próxima semana está reservada para o “pódio eleitoral”.

Na segunda-feira, dia 18, é a vez do Chega que quadruplicou os mandados – de 12 para 48 – e elegeu em todos os distritos (exceto em Bragança).

Na terça-feira, dia 19, é a vez do “derrotado assumido” PS que caiu de uma maioria absoluta para o segundo lugar (isto é: se os resultados da Europa não vierem com surpresas).

Por fim, é a vez da coligação AD (PSD/CDS-PP/PPM), no dia 20 (quarta-feira), encabeçada pelo vencedor da noite Luís Montenegro.

“Depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portuguesas no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo Primeiro-Ministro”, lê-se na nota da Presidência.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Votei na AD espero que não me desiludam, o ps que me desiludiu e muito, tinha de ser derrotado e afastado do poder, uma direita forte AD + IL+ Chega pode ser a solução para Portugal! Ninguém é dono do voto dos portugueses! A democracia falou , o povo decidiu! Sr Presidente da República ACEITE o voto dos Portugueses!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.