Marcelo rejeita usar “bomba atómica” e dissolver Governo

9

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República excluiu esta sexta-feira o cenário de eleições antecipadas, na sequência da crise política causada pelas demissões no executivo, e pediu que o Governo do PS “governe e governe cada vez melhor”.

“Não pode haver eleições todos os anos” e é “preferível que o Governo governe e governe cada vez melhor”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à partida de Lisboa para o Brasil, onde assistirá à posse do Presidente Lula da Silva.

O Chefe do Estado indicou que duvida que uma solução saída de novas eleições fosse mais estável do que a atual maioria absoluta do PS, que ganhou as legislativas em 30 de janeiro.

Marcelo referiu ainda que a dissolução do Governo é uma “arma atómica” que o “Presidente da República não pode usar todos os anos”.

“Espero que no início de 2023 seja apresentada uma solução governativa pelo primeiro-ministro”, disse Marcelo, depois de ter sido questionado sobre a queda de várias figuras do atual Governo, incluindo a mais recente, de Pedro Nuno Santos, até então ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O cenário de eleições antecipadas foi colocado por partidos de direita, primeiro o CDS-PP e depois pelo Chega. O Iniciativa Liberal apresentou uma moção de censura ao Governo.

Para o Presidente, as moções de censura não são uma ferramenta viável nestes casos para dissolver o Governo. “As moções de censura são aprovadas com a maioria da Assembleia. Normalmente funciona da forma diversa conforme há maioria absoluta ou não. Se há maioria absoluta já se sabe que é rejeitado”, explicou.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. A Presidência da República está atada de mãos, pés e pescoço ao Governo de António Costa. Porquanto tem adado com o governo ao colo inclusivé no desrespeito contínuo á CRP, sendo MRS Mestre constitucionalista e Prof., e ele sabe perfeitamente que esta maioria se deveu ao seu apoio inequívoco a A.Costa e á sua linha política no PS.
    O próprio Presidente MRS em vez de andar em passeios constantes, com falas mansas, polidas mas, sem convencer da sua inocência nos episódios governamentais, deveria também ele – juntamente com A.Costa e Santos Silva, o Presidente da Assêmbleia da República (o FERRO II), demitir-se!!
    É um favor que faz á História Secular de Portugal!

  2. Por menos foi o Santana Lopes demitido. É hora do Presidente fazer uma pausa nas selfies e nos disparates dos últimos tempos e pôr o governo na ordem. Este governo é uma fantochada que já custou aos Portugueses muito dinheiro. Se este Presidente não o fizer, venha então o Almirante. O país precisa de alguém com eles no sítio e que seja realmente independente. Já deu provas e dará certamente um grande Presidente da República. Isto não vai lá com selfies.

    • O prof. Marcelo não sabe para que serve a”bomba”. Usa quando não deve, não usa quando deve. Enfim é um professor. Lá diz o ditado, quem sabe faz, quem não sabe ensina.

  3. Ouvi as declarações do ministro Medina, li que a sua mulher é que admitiu a Engª Alexandra Reis na TAP, o ministro diz que quando esta Srª tomou posse como secretária de Estado não sabia que tinha saído há 4 meses da TAP com uma indemnização escandalosa, ou seja, não sabia nessa altura mas parece qua já sabia antes da bronca rebentar, quer-me parecer que vem aí bomba…

  4. Sempre disse e continuarei a dizer ; Não é o que divulgam que mais me preocupa mas sim o que nos ocultam , de mãos dadas estes Decisores Políticos , muita trampa escondem debaixo do tapete , as “verdades” e “realidades” nunca serão divulgadas ! . Se , digo “Se” isso viesse a acontecer todos estes acrobatas Politiqueiros cairiam como um castelo de cartas , por isso os agiotas condenados a data de hoje , vão e vaiem en toda liberdade , simples forma de comprar o SILENCIO e ocultar as falcatruas ! . M.R. de Sousa , là sabe porque mantem este descalabro que todos condenamos ! … Bem dizia un certo Ulrich “aí , aguentam , aguentam “.

  5. Este anjinho alguma vez usaria a “bomba atómica”? Nem uma fisga, quanto mais uma bomba! O homem é adoentado, não faz mal a uma mosca. Por isso é que ele se encostou a Costa desde o primeiro dia. Assim lá vai andando.

    • Não faz mal a uma mosca ????? . A verdadeira questão é de saber quem é prejudicado , Ele não de certeza ! . Certo é , que a grande maioria dos Contribuintes , là vão dando de mamar a estes agiotas , e os Serviços Públicos nas Ruas da amargura !

  6. Mas será que ainda ninguém se apercebeu que estamos todos a assistir a um reality show intitulado de: QUEM QUER SER O PRÓXIMO SECRETÁRIO GERAL DO PS. Eles matam-se uns aos outros em público e no final, o que estiver de pé, ganha! Pessoalmente acho que os concorrentes estão a levar isto tudo tão a peito, que não sei se haverá algum sobrevivente no final. Provavelmente vai ser secretário geral do PS alguém que não tenha entrado no reality show.
    Já houve várias vítimas. O Pedro Nuno Santos, a Marta Temido. Mas todos os restantes também já se queimaram.

  7. Faria um favor a todos, talvez 2023 possa ser melhor quando estes pacóvios desaparecerem do mapa. Só (des)governam e desgraçam o país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.