Marcelino da Mata foi um herói ou um traidor? As opiniões dividem-se

10

(dr)

Marcelino da Mata, o militar mais condecorado de sempre do Exército, foi um herói ou um traidor? As opiniões dividem-se e tudo depende a quem se pergunte.

O tenente-coronel na reforma Marcelino da Mata, um dos militares da guerra colonial mais condecorados, morreu vítima de covid-19, em fevereiro do ano passado.

Marcelino da Mata, natural da Guiné-Bissau, tinha 80 anos e foi um dos fundadores da tropa de elite “Comandos”, sendo conhecido nos meios militares como um dos mais “bravos e heroicos” combatentes lusos, especificamente nas então colónias ultramarinas.

Após a Revolução do 25 de Abril e do fim da Guerra Colonial foi proibido de voltar à sua terra natal, entretanto independente país de origem, e viu-se obrigado ao exílio, em Espanha, até ao contra-golpe do 25 de Novembro (que terminou com o Processo Revolucionário Em Curso).

Foi o militar mais condecorado de sempre do Exército, segundo o ramo. Em 1969, foi armado cavaleiro da “Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito”, após ter subido sucessivamente de patente, desde soldado a major.

Entre as mais de 2.000 missões de combate em que participou, naquele que é considerado dos teatros de operações mais difíceis da Guerra Colonial, contam-se as emblemáticas: Operação Tridente, o resgate de mais de uma centena de militares lusos no Senegal e a Operação Mar Verde.

A morte de Marcelino da Mata causou uma fratura entre pessoas de direita e de esquerda numa polémica que trouxe à tona as feridas que ficaram da guerra colonial. Afinal, Marcelino da Mata era um herói ou um traidor? Tudo depende a qual dos lados se pergunte.

“Marcelino da Mata foi envolvido numa discussão de esquerda versus direita, quando o que deve ser discutido é a guerra, que é extremamente complexa“, disse Ramalho Eanes, pouco tempo depois da morte do tenente-coronel.

O controverso militar nascido na Guiné é considerado um “herói” da guerra colonial por uns e, ao mesmo tempo, um “criminoso de guerra” por outros.

As suas missões envolveram com frequência atos de crueldade desnecessária que constituem crimes de guerra, lembra o Expresso.

“Apanhámos o gajo, despimos-lhe a farda, fizemos-lhe a mesma coisa que ele fez ao outro: cortámos-lhe a piça, metemos-lha na boca. A mesma coisa que ele fez aos tais soldados brancos”, conta Marcelino da Mata num vídeo que se encontro público no YouTube.

Esta é a história que abre o livro “O Fenómeno Marcelino da Mata”, de Nuno Gonçalo Poças. A obra assume uma posição equidistante quanto ao militar luso-guineense.

“A própria Guerra Colonial é uma guerra de crimes, de ambos os lados”, diz Poças ao semanário. “Não se pode pôr o peso de todos esses crimes em cima dos ombros de uma só pessoa. O Marcelino não era um mercenário. Era um militar inserido numa estrutura. Os atos dele eram validados, ou não”.

À data da sua morte, não foi declarado luto nacional, mas Marcelo Rebelo de Sousa esteve no funeral.

“É uma posição política que consigo compreender. O Estado português fez o mais equilibrado, tendo em conta todos os fatores em causa”, atira o autor do livro, argumentando que não é responsabilidade do Estado aferir a admissibilidade ou não de crimes de guerra.

“Passaram quarenta e tal anos. Ninguém retirou as condecorações a Marcelino da Mata. Nenhum Presidente retirou, o exército não retirou. O homem morre. Para todos os efeitos, ele tinha as condecorações”, resume Poças em entrevista ao Expresso.

Daniel Costa, ZAP //

10 Comments

  1. Marcelino da Mata foi um criminoso da Guerra Colonial. O voto de pesar no Parlamento quando morreu envergonha um país que defende os Direitos Humanos.

    • O termo Guerra por si só vai contra qualquer direito humano a partir daí tudo é reprovável, agora julgar um individuo condecorado que salvou inúmeros soldados portugueses em praça publica parece-me abusivo, tendo em conta que até os nazis tiveram direito a tribunal.

  2. Engraçado!
    Pergunto-me se porventura V. Exa. já esteve em guerra, ou teve de se deparar com decisões em cenários de guerra cujas as emoções e tensão turvam até as mais sãs das mentes…
    É sempre fácil comentar a realidade vivida por outros à luz da ignorância da experiência que não se tem, sobretudo se aqueles a quem criticamos já faleceram e não se podem defender…
    Suponho que quem conheça a realidade concreta da guerra se atenha em fazer determinadas afirmações…acima de tudo por não se saber todas as circunstâncias nas quais determinados acontecimentos se deram e que razões estiveram subjacentes…
    É sempre fácil falar de direitos quando os mesmos foram assegurados pelo sangue de outros…

  3. Chamar criminoso de guerra ao excelso Marcelino da Mata além de um insulto, é a prova da ignorância que infelizmente tolda a memória dos portugueses. Esses mesmos que bajulam os verdadeiros criminosos que vendem a pátria a troco de soldo que se escondem por detrás de uma chamada democracia e que se medalham uns aos outros.
    Marcelino da Mata foi um herói nacional, uma figura imensa que no campo de batalha defendeu a sua Pátria como ninguém e que o sangue derramado por ele, faça justiça a todos aqueles que por Portugal tombaram em nome de um regime totalitário.
    Mama Sume!

  4. Respeito, Honra e Gloria a Marcelino da Mata a a tantos e tantos outros militares que morreram, ficaram feridos e deram anos das suas jovens vidas , em defesa da Pátria nos territórios ultramarinos . O inimigo eram os outros .. não os portugueses.

    Faço MINHAS AS PALAVRAS DO LEITOR ANTERIOR ” Marcelino da Mata foi um herói nacional, uma figura imensa que no campo de batalha defendeu a sua Pátria como ninguém e que o sangue derramado por ele, faça justiça a todos aqueles que por Portugal tombaram em nome de um regime totalitário.

    Os que o criticam ? Os que vivem controlados pelas ideologias politicas , sem valor e nada para mostrar .

  5. Discutir agora a bravura de um herói que esteve sempre do mesmo lado defendendo a sua pátria, melhor será que se interroguem sobre aqueles que estiveram nessa altura ao serviço da extinta URSS e do comunismo e hoje são considerados por alguns como grandes patriotas, enquanto esses povos africanos hoje fogem da miséria dos seus países em direção a uma Europa livre e ainda não ouvi dizer que até hoje algum tenha morrido afogado por tentar chegar à Rússia, esse tal país que dá atualmente o maior exemplo das maiores barbaridades que um país consegue praticar sobre outro sem qualquer razão arrasando tudo e todos!

  6. Crimes das tropas portuguesas que ficaram impunes: napalm para palhotas onde só estavam velhos, mulheres e crianças… Massacre de Wiriamu onde foram assassinadas mais de trezentas pessoas a sangue frio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.