Marcas misteriosas de Marte são provocadas por água a ferver

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte. Os cientistas da NASA acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta

Acaba de ser resolvido um dos grandes mistérios de Marte: as misteriosas marcas pretas na superfície do Planeta Vermelho serão resultado do fluir de água salgada a ferver.

Uma nova investigação recriou na Terra uma espécie de mini-Marte, com as condições atmosféricas do planeta, e confirmou a ideia de que há na sua superfície água salgada a ferver. Os investigadores colocaram gelo neste simulador e, quando este derreteu, a água gerada fluiu pela superfície, mas também ferveu a uma temperatura suficientemente forte para arrastar consigo pó e destroços por onde passava.

Mas não foi a temperatura que fez com que a água fervesse, foi a pressão da atmosfera, como se explica no artigo com as conclusões do estudo publicado na revista Nature Geoscience.

“A pressão atmosférica em Marte é muito baixa comparada com a da Terra, o que significa que a água ferve a uma temperatura muito mais baixa do que na Terra. Na superfície marciana, a pressão é de 5 a 10 milibares, significando que a água líquida ferve independentemente da temperatura“, explica uma das investigadoras envolvidas na pesquisa, Susan Conway, da Universidade de Nantes, em França, em declarações ao site Gizmodo.

Os primeiros indícios da existência de água em Marte surgiram depois da descoberta de minerais de sal hidratados nestas manchas escuras que surgem nas colinas do planeta quando este aquece e desaparecem quando arrefece.

Estas novas indicações podem contudo, ser uma má notícia para aqueles que têm a expectativa de encontrar vida em Marte. Isto porque mostram que “a água que é produzida é de muito curta duração – logo, não é um ambiente fabuloso para micro-organismos”, frisa Susan Conway no Gizmodo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …

Fernando Pimenta com medalhas de ouro e prata na Taça do Mundo de Szeged

O canoísta português Fernando Pimenta conquistou o ouro em K1 1.000 metros e a prata em 500 metros na Taça do Mundo de Velocidade de Szeged, num dia com 'metais' também para Joana Vasconcelos e …

Após ataque ao Charlie Hebdo, França está "em guerra contra o terrorismo islâmico"

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, alertou este domingo que a França está “em guerra contra o terrorismo islâmico”, dois dias depois do ataque junto às antigas instalações do jornal satírico Charlie Hebdo. “O Ministro …