Marcas misteriosas de Marte são provocadas por água a ferver

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte. Os cientistas da NASA acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta

Acaba de ser resolvido um dos grandes mistérios de Marte: as misteriosas marcas pretas na superfície do Planeta Vermelho serão resultado do fluir de água salgada a ferver.

Uma nova investigação recriou na Terra uma espécie de mini-Marte, com as condições atmosféricas do planeta, e confirmou a ideia de que há na sua superfície água salgada a ferver. Os investigadores colocaram gelo neste simulador e, quando este derreteu, a água gerada fluiu pela superfície, mas também ferveu a uma temperatura suficientemente forte para arrastar consigo pó e destroços por onde passava.

Mas não foi a temperatura que fez com que a água fervesse, foi a pressão da atmosfera, como se explica no artigo com as conclusões do estudo publicado na revista Nature Geoscience.

“A pressão atmosférica em Marte é muito baixa comparada com a da Terra, o que significa que a água ferve a uma temperatura muito mais baixa do que na Terra. Na superfície marciana, a pressão é de 5 a 10 milibares, significando que a água líquida ferve independentemente da temperatura“, explica uma das investigadoras envolvidas na pesquisa, Susan Conway, da Universidade de Nantes, em França, em declarações ao site Gizmodo.

Os primeiros indícios da existência de água em Marte surgiram depois da descoberta de minerais de sal hidratados nestas manchas escuras que surgem nas colinas do planeta quando este aquece e desaparecem quando arrefece.

Estas novas indicações podem contudo, ser uma má notícia para aqueles que têm a expectativa de encontrar vida em Marte. Isto porque mostram que “a água que é produzida é de muito curta duração – logo, não é um ambiente fabuloso para micro-organismos”, frisa Susan Conway no Gizmodo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Leão diz que despesa de 1,8 mil milhões com CP não tem de ser negociada com Bruxelas

O ministro das Finanças considerou hoje que não será necessário negociar com Bruxelas a despesa excecional de 1.815 milhões de euros com a CP pois o objetivo é enquadrar a medida dentro das regras de …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …

Seis prioridades para o Newcastle, se quiser ser o novo Manchester City

Lista elaborada por quem tratou da "revolução" em Manchester, a partir de 2008. O Newcastle United tem dinheiro mas (ainda) não tem uma grande equipa, nem é visto como um grande clube europeu. Os milhões de libras …

Temido diz que "por detrás de cada euro" investido no SNS estão mais cuidados de saúde

A ministra da Saúde afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá "promover a recuperação" do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde (SNS) …

Há alunos ainda sem manuais devido a atrasos na impressão e distribuição

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros justifica os atrasos com o fim mais tardio do ano lectivo anterior, o que levou a que todo o processo ficasse atrasado. Segundo avança o Público, cerca de um …

O Twitter foi palco de troca de acusações entre os primeiros-ministros da Eslovénia e dos Países Baixos

Troca de palavras decorreu na rede social com acusações pouco habituais entre chefes de Governo e principais figuras das instituições europeias. Foi num tom pouco habitual e num cenário igualmente pouco expectável — pelo seu nível …

Enfermeira com uma vacina na mão

Dose única da vacina. Portugueses recuperados travados por países que exigem vacinação completa

Os portugueses recuperados da covid-19 só receberam uma dose da vacina. Agora, estão a ter dificuldades em viajar para alguns países, como o Reino Unido ou o Canadá. Segundo o Jornal de Notícias, há portugueses recuperados …