/

Marcas misteriosas de Marte são provocadas por água a ferver

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte. Os cientistas da NASA acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta

Acaba de ser resolvido um dos grandes mistérios de Marte: as misteriosas marcas pretas na superfície do Planeta Vermelho serão resultado do fluir de água salgada a ferver.

Uma nova investigação recriou na Terra uma espécie de mini-Marte, com as condições atmosféricas do planeta, e confirmou a ideia de que há na sua superfície água salgada a ferver. Os investigadores colocaram gelo neste simulador e, quando este derreteu, a água gerada fluiu pela superfície, mas também ferveu a uma temperatura suficientemente forte para arrastar consigo pó e destroços por onde passava.

Mas não foi a temperatura que fez com que a água fervesse, foi a pressão da atmosfera, como se explica no artigo com as conclusões do estudo publicado na revista Nature Geoscience.

“A pressão atmosférica em Marte é muito baixa comparada com a da Terra, o que significa que a água ferve a uma temperatura muito mais baixa do que na Terra. Na superfície marciana, a pressão é de 5 a 10 milibares, significando que a água líquida ferve independentemente da temperatura“, explica uma das investigadoras envolvidas na pesquisa, Susan Conway, da Universidade de Nantes, em França, em declarações ao site Gizmodo.

Os primeiros indícios da existência de água em Marte surgiram depois da descoberta de minerais de sal hidratados nestas manchas escuras que surgem nas colinas do planeta quando este aquece e desaparecem quando arrefece.

Estas novas indicações podem contudo, ser uma má notícia para aqueles que têm a expectativa de encontrar vida em Marte. Isto porque mostram que “a água que é produzida é de muito curta duração – logo, não é um ambiente fabuloso para micro-organismos”, frisa Susan Conway no Gizmodo.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.