Marca italiana tira redes de pesca do oceano (e devolve-as ao mar como biquínis)

As redes de pesca são materiais de difícil decomposição e reciclagem – e, como tantos outros resíduos, são encontradas aos montes nos oceanos!

Seguindo a tendência de algumas outras marcas, que recentemente apostam em usar plástico retirado do mar para confeccionar sapatilhas ou equipamento desportivo, por exemplo, a Volcom lançou agora uma colecção de biquínis feitos com redes de pesca.

A ideia é ajudar a limpar um pouco os oceanos e, ao mesmo tempo, suprir as expectativas do mercado da moda por novidades para gozar o verão. E no fim do processo, as redes de pesca regressam ao ponto de partida – a água – só que no corpo dos banhistas.

Baptizada de Simply Solid, a inovadora colecção é fruto de uma parceria da Volvom com a fábrica italiana de tecidos Aquafil. Para fazer os biquínis, as duas empresas utilizam um material chamado econyl, derivado das redes de pesca, e restos de nylon e alcatifas. O resultado são peças resistentes, leves e confortáveis.

“Conseguimos criar uma coleção com significado e propósito mais profundos”, comemora a responsável pelo lançamento Lindsey Roach. “Queríamos algo que fosse além de padrões bonitos e peças funcionais”, revela Roach.

Bem, não só o estão a conseguir em pleno, como também não precisaram se preocupar com a matéria-prima: afinal de contas, há actualmente cerca de 640 mil toneladas de redes de pesca a boiar pelos oceanos de todo o mundo. Os preços dos biquínis variam entre os 30 e os 70 euros. Quem quer um para gozar o verão?

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …