Marca italiana tira redes de pesca do oceano (e devolve-as ao mar como biquínis)

3

As redes de pesca são materiais de difícil decomposição e reciclagem – e, como tantos outros resíduos, são encontradas aos montes nos oceanos!

Seguindo a tendência de algumas outras marcas, que recentemente apostam em usar plástico retirado do mar para confeccionar sapatilhas ou equipamento desportivo, por exemplo, a Volcom lançou agora uma colecção de biquínis feitos com redes de pesca.

A ideia é ajudar a limpar um pouco os oceanos e, ao mesmo tempo, suprir as expectativas do mercado da moda por novidades para gozar o verão. E no fim do processo, as redes de pesca regressam ao ponto de partida – a água – só que no corpo dos banhistas.

Baptizada de Simply Solid, a inovadora colecção é fruto de uma parceria da Volvom com a fábrica italiana de tecidos Aquafil. Para fazer os biquínis, as duas empresas utilizam um material chamado econyl, derivado das redes de pesca, e restos de nylon e alcatifas. O resultado são peças resistentes, leves e confortáveis.

“Conseguimos criar uma coleção com significado e propósito mais profundos”, comemora a responsável pelo lançamento Lindsey Roach. “Queríamos algo que fosse além de padrões bonitos e peças funcionais”, revela Roach.

Bem, não só o estão a conseguir em pleno, como também não precisaram se preocupar com a matéria-prima: afinal de contas, há actualmente cerca de 640 mil toneladas de redes de pesca a boiar pelos oceanos de todo o mundo. Os preços dos biquínis variam entre os 30 e os 70 euros. Quem quer um para gozar o verão?

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.