Adidas cria sapatilhas impressas em 3D com resíduos de plástico do oceano

Em junho, a Adidas tinha já apresentado um novo modelo de sapatilhas feito quase inteiramente de resíduos reciclados dos oceanos – mas agora, a marca foi ainda mais longe.

O modelo lançado pela Adidas em junho marcava o início de uma parceria entre a empresa de calçado desportivo e a Parley for the Oceans, uma organização que tenta combater a poluição dos oceanos em todo o mundo.

“Queremos que os oceanos sejam uma parte fundamental do debate sobre as mudanças climáticas”, disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley For The Ocean, a propósito da sua associação com a Adidas.

A primeira linha de calçado ecológico da Adidas era feita de filamentos recuperados de lixo marinho e de redes de grande profundidade.

Entretanto, o mês passado a Adidas apresentou também a Futurecraft 3D, uma linha de sapatinhas fabricada parcialmente com materiais impressos em 3D.

Agora, a empresa juntou as duas ideias, deu mais um passo, e acaba de apresentar o seu novo projecto: a Adidas/Parley Concept Shoe, um modelo fabricado com uma impressora 3D, que usa poliéster reciclado de redes de pesca ilegais como material de impressão da sola.

A parte superior do sapato, por seu turno, é fabricada com materiais plásticos retirados do oceano. Tal como diz a Adidas, o novo modelo da marca “é um pacote ecológico completo“.

Nem era preciso, mas ainda por cima têm um aspecto fantástico.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …