Adidas cria sapatilhas impressas em 3D com resíduos de plástico do oceano

Em junho, a Adidas tinha já apresentado um novo modelo de sapatilhas feito quase inteiramente de resíduos reciclados dos oceanos – mas agora, a marca foi ainda mais longe.

O modelo lançado pela Adidas em junho marcava o início de uma parceria entre a empresa de calçado desportivo e a Parley for the Oceans, uma organização que tenta combater a poluição dos oceanos em todo o mundo.

“Queremos que os oceanos sejam uma parte fundamental do debate sobre as mudanças climáticas”, disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley For The Ocean, a propósito da sua associação com a Adidas.

A primeira linha de calçado ecológico da Adidas era feita de filamentos recuperados de lixo marinho e de redes de grande profundidade.

Entretanto, o mês passado a Adidas apresentou também a Futurecraft 3D, uma linha de sapatinhas fabricada parcialmente com materiais impressos em 3D.

Agora, a empresa juntou as duas ideias, deu mais um passo, e acaba de apresentar o seu novo projecto: a Adidas/Parley Concept Shoe, um modelo fabricado com uma impressora 3D, que usa poliéster reciclado de redes de pesca ilegais como material de impressão da sola.

A parte superior do sapato, por seu turno, é fabricada com materiais plásticos retirados do oceano. Tal como diz a Adidas, o novo modelo da marca “é um pacote ecológico completo“.

Nem era preciso, mas ainda por cima têm um aspecto fantástico.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …