Marca espanhola cria sapato feito de lixo retirado dos oceanos

O lixo nos oceanos é um problema de longa data e aumenta de forma proporcional ao nosso consumo. A prática tem causado danos em inúmeras espécies marinhas,  como tartarugas e baleias.

Para ajudar a combater estes danos e posicionar-se como uma referência no mercado, a marca espanhola Ecoalf lançou uma nova coleção de sapatos, batizada de Shao, que é produzida a partir de lixo resgatado do oceano e de rios. Garrafas plásticas recolhidas nas costas do mar Mediterrâneo são a principal matéria-prima.

Para produzir cada sapato, é necessário recolher pelo menos 5 garrafas de plástico, que demorariam aproximadamente 500 anos a decompor-se naturalmente – isto, se não acabasse antes no estômago de algum animal.

As solas dos sapatos, por sua vez, são compostas a partir de uma alga, que é transformada num material semelhante a espuma. A remoção do excesso de algas também é benéfica para os oceanos, já que o desequilíbrio nos habitats marinhos provocado pelo excesso de algas é um problema conhecido.

O Shao tem um design minimalista, o que permite a sua produção em massa de forma tão eficiente quanto possível, tendo em consideração a limitada matéria prima que usa.

(cv) Ecoalf

O processo produz zero resíduos“, salienta a marca espanhola. “Apenas usamos dois materiais, e produzimos a sola de modo a reduzir o número de etapas na cadeia de fornecimento a apenas uma. Não há cordões, não há palmilha, e até o nosso logótipo é impresso de modo a usar uma quantidade mínima de tecido”.

O programa de recolha do lixo teve início em 2015, no porto de Alicante, e estendeu-se a 52 portos da costa espanhola, num processo que envolve mais de 3 mil pescadores e que já resgatou ao oceano mais de 250 toneladas de lixo. Em 2017, a Ecoalf estendeu o programa à Tailândia, a pedido do governo do país.

A nova colecção Shao estará disponível a partir de Setembro na loja online da marca, na qual poderá encontrar vários outros modelos e opções a um preço equivalente ao de uma marca normal – provando que é possível preocuparmo-nos com a natureza sem pagar mais por isso.

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …