Marca espanhola cria sapato feito de lixo retirado dos oceanos

O lixo nos oceanos é um problema de longa data e aumenta de forma proporcional ao nosso consumo. A prática tem causado danos em inúmeras espécies marinhas,  como tartarugas e baleias.

Para ajudar a combater estes danos e posicionar-se como uma referência no mercado, a marca espanhola Ecoalf lançou uma nova coleção de sapatos, batizada de Shao, que é produzida a partir de lixo resgatado do oceano e de rios. Garrafas plásticas recolhidas nas costas do mar Mediterrâneo são a principal matéria-prima.

Para produzir cada sapato, é necessário recolher pelo menos 5 garrafas de plástico, que demorariam aproximadamente 500 anos a decompor-se naturalmente – isto, se não acabasse antes no estômago de algum animal.

As solas dos sapatos, por sua vez, são compostas a partir de uma alga, que é transformada num material semelhante a espuma. A remoção do excesso de algas também é benéfica para os oceanos, já que o desequilíbrio nos habitats marinhos provocado pelo excesso de algas é um problema conhecido.

O Shao tem um design minimalista, o que permite a sua produção em massa de forma tão eficiente quanto possível, tendo em consideração a limitada matéria prima que usa.

(cv) Ecoalf

O processo produz zero resíduos“, salienta a marca espanhola. “Apenas usamos dois materiais, e produzimos a sola de modo a reduzir o número de etapas na cadeia de fornecimento a apenas uma. Não há cordões, não há palmilha, e até o nosso logótipo é impresso de modo a usar uma quantidade mínima de tecido”.

O programa de recolha do lixo teve início em 2015, no porto de Alicante, e estendeu-se a 52 portos da costa espanhola, num processo que envolve mais de 3 mil pescadores e que já resgatou ao oceano mais de 250 toneladas de lixo. Em 2017, a Ecoalf estendeu o programa à Tailândia, a pedido do governo do país.

A nova colecção Shao estará disponível a partir de Setembro na loja online da marca, na qual poderá encontrar vários outros modelos e opções a um preço equivalente ao de uma marca normal – provando que é possível preocuparmo-nos com a natureza sem pagar mais por isso.

PARTILHAR

RESPONDER

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …