Marca espanhola cria sapato feito de lixo retirado dos oceanos

O lixo nos oceanos é um problema de longa data e aumenta de forma proporcional ao nosso consumo. A prática tem causado danos em inúmeras espécies marinhas,  como tartarugas e baleias.

Para ajudar a combater estes danos e posicionar-se como uma referência no mercado, a marca espanhola Ecoalf lançou uma nova coleção de sapatos, batizada de Shao, que é produzida a partir de lixo resgatado do oceano e de rios. Garrafas plásticas recolhidas nas costas do mar Mediterrâneo são a principal matéria-prima.

Para produzir cada sapato, é necessário recolher pelo menos 5 garrafas de plástico, que demorariam aproximadamente 500 anos a decompor-se naturalmente – isto, se não acabasse antes no estômago de algum animal.

As solas dos sapatos, por sua vez, são compostas a partir de uma alga, que é transformada num material semelhante a espuma. A remoção do excesso de algas também é benéfica para os oceanos, já que o desequilíbrio nos habitats marinhos provocado pelo excesso de algas é um problema conhecido.

O Shao tem um design minimalista, o que permite a sua produção em massa de forma tão eficiente quanto possível, tendo em consideração a limitada matéria prima que usa.

(cv) Ecoalf

O processo produz zero resíduos“, salienta a marca espanhola. “Apenas usamos dois materiais, e produzimos a sola de modo a reduzir o número de etapas na cadeia de fornecimento a apenas uma. Não há cordões, não há palmilha, e até o nosso logótipo é impresso de modo a usar uma quantidade mínima de tecido”.

O programa de recolha do lixo teve início em 2015, no porto de Alicante, e estendeu-se a 52 portos da costa espanhola, num processo que envolve mais de 3 mil pescadores e que já resgatou ao oceano mais de 250 toneladas de lixo. Em 2017, a Ecoalf estendeu o programa à Tailândia, a pedido do governo do país.

A nova colecção Shao estará disponível a partir de Setembro na loja online da marca, na qual poderá encontrar vários outros modelos e opções a um preço equivalente ao de uma marca normal – provando que é possível preocuparmo-nos com a natureza sem pagar mais por isso.

PARTILHAR

RESPONDER

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …