Máquina do tempo põe Michael Phelps, Michael Gross e Mark Spitz a competir na mesma piscina

O Eurosport, maior rede de televisão desportiva da Europa, fez magia: conseguiu juntar três décadas diferentes – 1970, 1980 e 2000 – e presentear os fãs de natação com um espetáculo único onde o atleta olímpico mais medalhado de sempre, Michael Phelps, compete com duas outras lendas da natação: Mark Spitz e Michael Gross.

Corria o ano de 1972 e em Munique fez-se história. Nos Jogos Olímpicos, o norte-americano Mark Spitz conquistou sete medalhas de ouro em várias modalidades, quebrando o recorde mundial em cada uma delas. Este recorde, que à partida parecia inquebrável, só foi batido 36 anos depois, às mãos de Michael Phelps.

Mas não nos precipitemos: Mark Spitz, o homem que foi nadador profissional durante apenas cinco anos, quebrou o recorde em todas as modalidades pelas quais competiu, mas é nos 100 metros Mariposa que está a magia: 54.27s foi o tempo que levou a nadar aqueles 100 metros olímpicos e a fazer história.

Mas não demorou muito até que outro ocupasse o lugar nº1 deste pódio. O alemão Michael Gross impôs um novo mínimo mundial nos Jogos Olímpicos de 1984 ao percorrer os olímpicos 100 metros em apenas 53.08s e assim destronou Spitz.

Longe de imaginar que, no futuro, mais precisamente 24 anos depois, alguém com quase menos dez centímetros (Michael Gross mede 2,01m) do que Albatroz – como ficou conhecido devido aos braços que lhe davam uma altura de 2,13m – seria capaz de lhe tirar o lugar.

E foi quase um quarto de século depois, em 2008, que o atleta mais medalhado da história, foi aos Jogos Olímpicos de Pequim nadar a final dos 100 metros Mariposa em 50.58s e estabelecer um novo recorde olímpico. Michael Phelps não se ficou por aqui: um ano mais tarde, em Roma, o norte-americano, que conquistou 23 medalhas de ouro olímpicas, impôs a marca mais rápida de sempre: 49.82s.

Nesta segunda-feira, os amantes de desporto – e de natação em particular – vão poder satisfazer os seus desejos e ver as três grandes lendas do desporto competir entre si, no período da sua melhor forma física.

Graças à tecnologia, o Eurosport conseguiu realizar um vídeo no qual junta as imagens de três provas diferentes numa só. Essas imagens são os recordes do mundo dos 100 metros Mariposa estabelecidos em diferentes olimpíadas.

O episódio é o segundo da série “Race of Legends Series” e segue o episódio em que os três lendários atletas Jesse Owens (1936), Car Lewis (1984) e Usain Bolt (2008) competiram nos sprints de 100 metros.

Phelps, Spitz e Gross “competem” numa altura que coincide com o início dos Campeonatos do Mundo de Natação, em Budapeste, a ser transmitida pelo Eurosport.

Peter Hutton, CEO do Eurosport considera que “a máquina do tempo dá a oportunidade de ver atentamente a prestação de algumas figuras lendárias do desporto de uma forma completamente nova. Permite ver como é que o desporto olímpico e os atletas têm evoluído”.

“Pela primeira vez podemos ver, em tempo real, a verdadeira força de Phelps. É incrível a forma como ganha vantagem nos primeiros 25 metros. Quem sabe se a próxima lenda da natação a bater Phelps pode estar nestes Campeonatos do Mundo”, diz Hutton.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.