Máquina do tempo põe Michael Phelps, Michael Gross e Mark Spitz a competir na mesma piscina

O Eurosport, maior rede de televisão desportiva da Europa, fez magia: conseguiu juntar três décadas diferentes – 1970, 1980 e 2000 – e presentear os fãs de natação com um espetáculo único onde o atleta olímpico mais medalhado de sempre, Michael Phelps, compete com duas outras lendas da natação: Mark Spitz e Michael Gross.

Corria o ano de 1972 e em Munique fez-se história. Nos Jogos Olímpicos, o norte-americano Mark Spitz conquistou sete medalhas de ouro em várias modalidades, quebrando o recorde mundial em cada uma delas. Este recorde, que à partida parecia inquebrável, só foi batido 36 anos depois, às mãos de Michael Phelps.

Mas não nos precipitemos: Mark Spitz, o homem que foi nadador profissional durante apenas cinco anos, quebrou o recorde em todas as modalidades pelas quais competiu, mas é nos 100 metros Mariposa que está a magia: 54.27s foi o tempo que levou a nadar aqueles 100 metros olímpicos e a fazer história.

Mas não demorou muito até que outro ocupasse o lugar nº1 deste pódio. O alemão Michael Gross impôs um novo mínimo mundial nos Jogos Olímpicos de 1984 ao percorrer os olímpicos 100 metros em apenas 53.08s e assim destronou Spitz.

Longe de imaginar que, no futuro, mais precisamente 24 anos depois, alguém com quase menos dez centímetros (Michael Gross mede 2,01m) do que Albatroz – como ficou conhecido devido aos braços que lhe davam uma altura de 2,13m – seria capaz de lhe tirar o lugar.

E foi quase um quarto de século depois, em 2008, que o atleta mais medalhado da história, foi aos Jogos Olímpicos de Pequim nadar a final dos 100 metros Mariposa em 50.58s e estabelecer um novo recorde olímpico. Michael Phelps não se ficou por aqui: um ano mais tarde, em Roma, o norte-americano, que conquistou 23 medalhas de ouro olímpicas, impôs a marca mais rápida de sempre: 49.82s.

Nesta segunda-feira, os amantes de desporto – e de natação em particular – vão poder satisfazer os seus desejos e ver as três grandes lendas do desporto competir entre si, no período da sua melhor forma física.

Graças à tecnologia, o Eurosport conseguiu realizar um vídeo no qual junta as imagens de três provas diferentes numa só. Essas imagens são os recordes do mundo dos 100 metros Mariposa estabelecidos em diferentes olimpíadas.

O episódio é o segundo da série “Race of Legends Series” e segue o episódio em que os três lendários atletas Jesse Owens (1936), Car Lewis (1984) e Usain Bolt (2008) competiram nos sprints de 100 metros.

Phelps, Spitz e Gross “competem” numa altura que coincide com o início dos Campeonatos do Mundo de Natação, em Budapeste, a ser transmitida pelo Eurosport.

Peter Hutton, CEO do Eurosport considera que “a máquina do tempo dá a oportunidade de ver atentamente a prestação de algumas figuras lendárias do desporto de uma forma completamente nova. Permite ver como é que o desporto olímpico e os atletas têm evoluído”.

“Pela primeira vez podemos ver, em tempo real, a verdadeira força de Phelps. É incrível a forma como ganha vantagem nos primeiros 25 metros. Quem sabe se a próxima lenda da natação a bater Phelps pode estar nestes Campeonatos do Mundo”, diz Hutton.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …