Máquina do tempo põe Michael Phelps, Michael Gross e Mark Spitz a competir na mesma piscina

O Eurosport, maior rede de televisão desportiva da Europa, fez magia: conseguiu juntar três décadas diferentes – 1970, 1980 e 2000 – e presentear os fãs de natação com um espetáculo único onde o atleta olímpico mais medalhado de sempre, Michael Phelps, compete com duas outras lendas da natação: Mark Spitz e Michael Gross.

Corria o ano de 1972 e em Munique fez-se história. Nos Jogos Olímpicos, o norte-americano Mark Spitz conquistou sete medalhas de ouro em várias modalidades, quebrando o recorde mundial em cada uma delas. Este recorde, que à partida parecia inquebrável, só foi batido 36 anos depois, às mãos de Michael Phelps.

Mas não nos precipitemos: Mark Spitz, o homem que foi nadador profissional durante apenas cinco anos, quebrou o recorde em todas as modalidades pelas quais competiu, mas é nos 100 metros Mariposa que está a magia: 54.27s foi o tempo que levou a nadar aqueles 100 metros olímpicos e a fazer história.

Mas não demorou muito até que outro ocupasse o lugar nº1 deste pódio. O alemão Michael Gross impôs um novo mínimo mundial nos Jogos Olímpicos de 1984 ao percorrer os olímpicos 100 metros em apenas 53.08s e assim destronou Spitz.

Longe de imaginar que, no futuro, mais precisamente 24 anos depois, alguém com quase menos dez centímetros (Michael Gross mede 2,01m) do que Albatroz – como ficou conhecido devido aos braços que lhe davam uma altura de 2,13m – seria capaz de lhe tirar o lugar.

E foi quase um quarto de século depois, em 2008, que o atleta mais medalhado da história, foi aos Jogos Olímpicos de Pequim nadar a final dos 100 metros Mariposa em 50.58s e estabelecer um novo recorde olímpico. Michael Phelps não se ficou por aqui: um ano mais tarde, em Roma, o norte-americano, que conquistou 23 medalhas de ouro olímpicas, impôs a marca mais rápida de sempre: 49.82s.

Nesta segunda-feira, os amantes de desporto – e de natação em particular – vão poder satisfazer os seus desejos e ver as três grandes lendas do desporto competir entre si, no período da sua melhor forma física.

Graças à tecnologia, o Eurosport conseguiu realizar um vídeo no qual junta as imagens de três provas diferentes numa só. Essas imagens são os recordes do mundo dos 100 metros Mariposa estabelecidos em diferentes olimpíadas.

O episódio é o segundo da série “Race of Legends Series” e segue o episódio em que os três lendários atletas Jesse Owens (1936), Car Lewis (1984) e Usain Bolt (2008) competiram nos sprints de 100 metros.

Phelps, Spitz e Gross “competem” numa altura que coincide com o início dos Campeonatos do Mundo de Natação, em Budapeste, a ser transmitida pelo Eurosport.

Peter Hutton, CEO do Eurosport considera que “a máquina do tempo dá a oportunidade de ver atentamente a prestação de algumas figuras lendárias do desporto de uma forma completamente nova. Permite ver como é que o desporto olímpico e os atletas têm evoluído”.

“Pela primeira vez podemos ver, em tempo real, a verdadeira força de Phelps. É incrível a forma como ganha vantagem nos primeiros 25 metros. Quem sabe se a próxima lenda da natação a bater Phelps pode estar nestes Campeonatos do Mundo”, diz Hutton.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …