NASA apresenta “mapa do tesouro” para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho – isto é, à distância de uma pá.

Tal como frisa o jornal ABC, a agência espacial norte-americana traçou uma espécie de “mapa do tesouro” através do qual se pode encontrar e aproveitar a água de Marte.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Geophysical Research Letters, utilizou os dados das Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e Mars Odyssey para elaborar o mapa marciano.

Em comunicado , a NASA frisa que a “utilização de recursos in situ” é um fator importante para escolher eventuais locais de pouso que serão utilizados em futuras missões espaciais que levem a bordo seres humanos.

“Este gelo pode ser explorado no local para consumir água, oxigénio respirável (…) com um custo muito menor do que se tivesse sido trazido da Terra”, explicam os cientistas.

“Não seria necessário utilizar uma retro-escavadora para desenterrar este gelo. Poderia usar-se uma pá“, apontou o autor principal do estudo, Sylvain Piqueux, do Laboratório de Propulsão da NASA, localizado nos Estados Unidos.

“Continuamos a recolher dados sobre o gelo enterrado em Marte, concentrando-nos nos melhores lugares para os astronautas pousarem”.

O estudo agora divulgado sugere que existe um “tesouro de água” congelada nos pólos de Marte e nas latitudes médias, incluindo a presença de depósitos rasos. A maior região de interesse, segundos os cientistas, é a Arcadia Planitia, no hemisfério norte do planeta.

Os cientistas planeiam continuar a estudar como é que a presença de água varia ao longo do tempo em solo marciano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …