Missão chinesa permitiu criar o primeiro mapa global de imagens coloridas de alta resolução do planeta.
Está criado o primeiro mapa global de imagenscoloridas de alta resolução de Marte.
A proeza inédita foi conseguida por investigadores da Academia Chinesa de Ciências e foi possível graças à missão Tianwen-1, da China.
Os especialistas chinesas combinaram as fotografias fornecidas por essa missão, que foi enviada para o “planeta vermelho” em 2020.
As prioridades da Tianwen-1 são investigar a geologia e a estrutura interna de Marte, caracterizar a sua atmosfera e procurar indícios de água no planeta.
Com tantas imagens captadas da superfície de Marte, foi possível criar um mapa inédito, que realça as verdadeiras cores da superfície marciana.
O Science Alert lembra que já tinham sido criados mapas globais de Marte, mas nenhum com esta resolução espacial e nenhum tinha imagens coloridas tão nítidas como este.
O mapa também serviu para reduzir o desvio de posição entre imagens individuais para menos de um pixel e criar um mosaico global “contínuo”.
O mapa vai servir para apoiar futuras missões tripuladas, e ainda como referência geográfica para outras agências espaciais e organizações parceiras.