Todos os caminhos vão dar a Roma? Este mapa mostra que sim

(dr) Roads to Rome

O mapa que mostra que, de facto, “todos os caminhos vão dar a Roma”

Uma equipa de investigadores alemães decidiu perceber se o famoso ditado “todos os caminhos vão dar a Roma” tem, ou não, a sua razão.

O projeto Roads to Rome, do Moovel Lab, uma equipa baseada em Estugarda, na Alemanha, que se dedica à investigação da mobilidade urbana, tentou perceber se, afinal, o famoso ditado “todos os caminhos vão dar a Roma” está certo.

A equipa de investigadores alemães analisou todos os caminhos terrestres numa área de quase 27 mil quilómetros quadrados, tendo escolhido 486.713 pontos de partida, escreve o site ArchDaily.

De seguida, utilizaram um algoritmo, desenvolvido especificamente para o projeto, para calcular a melhor distância entre cada ponto e o destino final. O estudo também utilizou dados do Open Street Map.

Como resultado, a equipa obteve um mapa extremamente complexo, em que quanto mais frequentemente se utiliza determinada rota, mais significativa se encontra representada no mapa. “Pelo menos na Europa é óbvio: Todos os caminhos vão dar a Roma!“, concluem os autores deste projeto.

No seu apogeu, o Império Romano criou uma extensa rede de caminhos em todo o continente europeu, desde o Reino Unido até à Turquia, ligando 113 províncias mediante 373 estradas com um comprimento de mais de 80 mil quilómetros.

O estudo demonstrou ainda que, até aos dias de hoje, as principais vias públicas na Europa coincidem com os antigos caminhos romanos do tempo dos imperadores.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto é notícia? Numa rede viária conexa todos os caminhos vão dar a qualquer lado aonde vá dar algum caminho (construção de uma árvore de cobertura a partir desse ponto). Neste sentido, tanto é verdade que todos os caminhos vão dar a Roma como que todos os caminhos vão dar a Freixo de Espada à Cinta!

  2. 100% de acordo com o Rui, era exactamente o que ia comentar. Se utilizarem o tal algoritmo com qualquer outro destino o resultado final é um mapa idêntico com o centro no destino seleccionado.

  3. Acho que se lerem a notícia é claro que não é exatamente disso que se trata, por um lado estamos a falar de caminhos rurais, e segundo “quanto mais frequentemente se utiliza determinada rota, mais significativa se encontra representada no mapa”.

RESPONDER

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …