Manuscritos de “A Origem das Espécies” divulgados online pela primeira vez

(dr)

Uma folha de rascunho de “A expressão das emoções no homem e nos animais” (1871).

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez.

Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram adicionados ao portal Darwin Online e podem ser lidas aqui.

“Darwin escreveu o primeiro rascunho de ‘A Origem das Espécies’ à mão. Mas o significado histórico desta obra ainda não era conhecido e quase todo o manuscrito foi perdido – com os seus filhos até a usarem as páginas como papel de rascunho! Como tal, essas duas páginas são sobreviventes extremamente raras e fornecem uma visão sem precedentes sobre a criação do livro que mudou o mundo”, explicou o curador do Darwin Online, John van Wyhe.

A divulgação das páginas acontece precisamente 161 anos após a publicação do livro, no dia 24 de novembro de 1859.

Apesar da sua importância para o entendimento da ciência, apenas algumas páginas originais da obra manuscrita sobreviveram. As páginas adicionadas à coleção online são apenas duas de um total de nove folhas existentes.

Uma das páginas contém algumas notas de leitura sobre formigas que Darwin fez durante a sua investigação e que se tornou uma das partes mais comentadas do seu famoso livro.

Foi ainda disponibilizada online uma página de rascunho de “A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo”, outra das mais importantes obras de Charles Darwin. Além disso, foi divulgado o recibo do livro da editora de Darwin, “pela soma de seiscentas e trinta libras para a primeira edição, consistindo de 2.500 cópias, do meu trabalho”.

Segundo o Tech Explorist, há ainda duas páginas de rascunho do seminal de Darwin, “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais” e cartas de 1859 escritas para o seu antigo professor de Geologia da Universidade de Cambridge, Adam Sedgwick, e para os seus colegas T. H. Huxley e Asa Gray.

“Em vez de ficarem fora da vista do público, ao adicionar estes documentos ao Darwin Online, eles tornaram-se disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa no mundo”, salientou van Wyhe.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …