Manuela Ferreira Leite está à esquerda de António Vitorino

EPP / Flickr

A ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite

A ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite

A possível candidatura de Manuela Ferreira Leite à Presidência da República poderá ter o apoio de elementos do PS que preferirão a ex-ministra do PSD ao socialista António Vitorino. “Ferreira Leite está à esquerda de Vitorino”, diz mesmo o histórico socialista António Arnaut.

Ouvido pelo jornal Sol, António Arnaut, um dos elementos fundadores do PS, considerou que Manuela Ferreira Leite tem “cultura democrática, sensibilidade social e política e um perfil que se ajusta ao cargo” de Presidente da República.

António Arnaut frisa ainda no mesmo jornal que o PS deve apoiar, na corrida à Presidência da República, alguém com “valores da social-democracia europeia dos velhos tempos e do Estado Social”, concluindo que a ex-ministra do PSD “defende mais” esses valores do que António Vitorino.

“Politicamente, António Vitorino teve uma curva descendente dos valores que defendeu no PS. Do que ouço está mais à direita que Ferreira Leite”, afiança António Arnaut no Sol.

Confrontado com estas declarações, o social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa considerou que é um “exagero” colocar Manuela Ferreira Leite “mais à esquerda”.

Estas declarações, citadas por vários órgãos de informação, foram recolhidas na Guarda, no âmbito da participação do professor universitário e comentador político num jantar promovido pela Comissão Política Distrital do PSD.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, na mesma ocasião, que Manuela Ferreira Leite tem “uma série de condições que fazem dela uma possível candidata à Presidência da República e até uma boa candidata”.

A ex-ministra do PSD não rejeitou a possibilidade de se candidatar a Belém, depois de essa hipótese ter sido avançada pelo ex-dirigente do PS, Pedro Adão e Silva, num artigo publicado no jornal Expresso, onde frisava que António Costa teria mais vantagens em ter Manuela Ferreira Leite como Presidente da República, caso ganhe as eleições legislativas, do que alguém vinculado ao PS.

Sobre a possibilidade de concorrer à Presidência da República, Manuela Ferreira Leite assumiu na TVI24 que a ideia é “lisonjeira”, deixando assim a porta aberta para que isso aconteça.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.