Manuel Pinho já não é arguido no caso EDP

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, já não são arguidos no caso EDP.

O juiz de instrução criminal Ivo Rosa deu razão à pretensão das defesas dos ex-responsáveis públicos que arguiram a nulidade das respetivas constituição de arguido pela Polícia Judiciária por razões formais.

Assim, Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, já não são arguidos no caso EDP. O nome de Pinho foi avançado pela SIC Notícias, e o Observador confirmou que Barreto beneficiou da mesma decisão.

Em comunicado, Sá Fernandes confirma que o juiz Ivo Rosa deferiu o seu requerimento. “O Doutor Manuel Pinho arguiu a irregularidade da sua constituição como arguido, a qual, nos termos em que foi efetuada, não respeitou princípios fundamentais do processo penal”, lê-se no comunicado.

Ricardo Sá Fernandes, defesa de Manuel Pinho, alegava que o ex-ministro não foi informado no dia 3 de julho do ano passado dos factos pelos quais era suspeito, aquando da sua constituição de arguido na PJ por suspeitas de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A defesa de Miguel Barreto arguiu o mesmo. O antigo diretor-geral da Energia foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

De acordo com o Observador, o Ministério Público poderá ainda voltar a constituí-los arguidos pelos mesmos crimes que lhes foram imputados no ano passado, desde que cumpra os requisitos exigidos pelo juiz Ivo Rosa.

Dado que estão em causa razões formais, os procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto poderão “voltar à carga” brevemente, desde que informem os arguidos de todos os factos alegadamente criminosos que lhes são imputados e desde que os questionem sobre os mesmos.

Como explica o mesmo jornal, os magistrados podem ordenar à PJ esses interrogatórios com o objetivo de constituir novamente Manuel Pinho e Miguel Barreto como arguidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …