Manuel Pinho já não é arguido no caso EDP

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, já não são arguidos no caso EDP.

O juiz de instrução criminal Ivo Rosa deu razão à pretensão das defesas dos ex-responsáveis públicos que arguiram a nulidade das respetivas constituição de arguido pela Polícia Judiciária por razões formais.

Assim, Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, e Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, já não são arguidos no caso EDP. O nome de Pinho foi avançado pela SIC Notícias, e o Observador confirmou que Barreto beneficiou da mesma decisão.

Em comunicado, Sá Fernandes confirma que o juiz Ivo Rosa deferiu o seu requerimento. “O Doutor Manuel Pinho arguiu a irregularidade da sua constituição como arguido, a qual, nos termos em que foi efetuada, não respeitou princípios fundamentais do processo penal”, lê-se no comunicado.

Ricardo Sá Fernandes, defesa de Manuel Pinho, alegava que o ex-ministro não foi informado no dia 3 de julho do ano passado dos factos pelos quais era suspeito, aquando da sua constituição de arguido na PJ por suspeitas de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A defesa de Miguel Barreto arguiu o mesmo. O antigo diretor-geral da Energia foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

De acordo com o Observador, o Ministério Público poderá ainda voltar a constituí-los arguidos pelos mesmos crimes que lhes foram imputados no ano passado, desde que cumpra os requisitos exigidos pelo juiz Ivo Rosa.

Dado que estão em causa razões formais, os procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto poderão “voltar à carga” brevemente, desde que informem os arguidos de todos os factos alegadamente criminosos que lhes são imputados e desde que os questionem sobre os mesmos.

Como explica o mesmo jornal, os magistrados podem ordenar à PJ esses interrogatórios com o objetivo de constituir novamente Manuel Pinho e Miguel Barreto como arguidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …