Manuel Pinho suspeito de ter favorecido o GES na atribuição de PIN à Comporta

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho é suspeito de alegadamente ter favorecido o GES na atribuição de Potencial Interesse Nacional aos projetos das herdades da Comporta e do Pinheirinho.

A aprovação das herdades da Comporta e do Pinheirinho como projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN) estão a chamar a atenção do Ministério Público (MP), que suspeita que o antigo ministro Manuel Pinho terá favorecido o Grupo Espírito Santo (GES) neste processo. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Público.

A Comporta era detida pelo GES através da Rioforte e tinha investimentos superiores a 1130 milhões de euros. Já a herdade do Pinheirinho ia ser alvo de um financiamento do Banco Espírito Santo, no valor de 167 milhões de euros.

O Ministério Público suspeita então que o processo de atribuir a ambas as herdades o estatuto de PIN estaria relacionado com os pagamentos mensais de quase 15 mil euros que Manuel Pinho recebia do GES.

O favorecimento está agora a ser investigado pelo MP, que, segundo o diário, já estará a chamar testemunhas — nomeadamente gestores da Rioforte — para depor. As suspeitas surgiram no decorrer da investigação do “Caso EDP”, onde Manuel Pinto é arguido, e terá alegadamente recebido 4,5 milhões de euros da fornecedora energética e do Grupo Espírito Santo em troca de favores.

No que toca ao caso das rendas excessivas da EDP, o antigo ministro da Economia deveria ter sido ouvido no dia 10 de setembro. Contudo, devido a uma questão técnica relacionada com um dos arguidos, Pinho acabou por não ser ouvido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. a ideia que eu tenho da Justiça e Tribunais tugas, é que é uma “Maquina de Branquear” os Criminosos Ladroes dos Socialismos / Marxismos!

  2. Penso que por cá vamos gradualmente assistir ao que já temos em França e Espanha. A extrema-direita às portas do poder. Em França Macron e Le pen estão empatados e em Espanha o VOX já é metade do PSOE. Pela total incredulidade com o nosso sistema e com a nossa justiça em breve teremos também o nosso profeta do nacionalismo.

RESPONDER

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …