Manuel Pinho suspeito de ter favorecido o GES na atribuição de PIN à Comporta

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho é suspeito de alegadamente ter favorecido o GES na atribuição de Potencial Interesse Nacional aos projetos das herdades da Comporta e do Pinheirinho.

A aprovação das herdades da Comporta e do Pinheirinho como projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN) estão a chamar a atenção do Ministério Público (MP), que suspeita que o antigo ministro Manuel Pinho terá favorecido o Grupo Espírito Santo (GES) neste processo. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Público.

A Comporta era detida pelo GES através da Rioforte e tinha investimentos superiores a 1130 milhões de euros. Já a herdade do Pinheirinho ia ser alvo de um financiamento do Banco Espírito Santo, no valor de 167 milhões de euros.

O Ministério Público suspeita então que o processo de atribuir a ambas as herdades o estatuto de PIN estaria relacionado com os pagamentos mensais de quase 15 mil euros que Manuel Pinho recebia do GES.

O favorecimento está agora a ser investigado pelo MP, que, segundo o diário, já estará a chamar testemunhas — nomeadamente gestores da Rioforte — para depor. As suspeitas surgiram no decorrer da investigação do “Caso EDP”, onde Manuel Pinto é arguido, e terá alegadamente recebido 4,5 milhões de euros da fornecedora energética e do Grupo Espírito Santo em troca de favores.

No que toca ao caso das rendas excessivas da EDP, o antigo ministro da Economia deveria ter sido ouvido no dia 10 de setembro. Contudo, devido a uma questão técnica relacionada com um dos arguidos, Pinho acabou por não ser ouvido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. a ideia que eu tenho da Justiça e Tribunais tugas, é que é uma “Maquina de Branquear” os Criminosos Ladroes dos Socialismos / Marxismos!

  2. Penso que por cá vamos gradualmente assistir ao que já temos em França e Espanha. A extrema-direita às portas do poder. Em França Macron e Le pen estão empatados e em Espanha o VOX já é metade do PSOE. Pela total incredulidade com o nosso sistema e com a nossa justiça em breve teremos também o nosso profeta do nacionalismo.

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …