D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto

1

Santuário de Fátima / Wikimedia

O novo bispo do Porto, D. Manuel Linda

D. Manuel Linda, até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança, foi nomeado, esta quinta-feira, pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto.

A informação foi confirmada no site da diocese, onde o próprio D. Manuel Linda já publica uma mensagem aos católicos da região.

Não é sem emoção que regresso ao Porto passadas quase quatro décadas depois da minha formação no seu seminário Maior”, sublinha o bispo, que dirige uma saudação a todos os católicos locais, com um “destaque especial para os mais débeis, os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e quantos perderam os horizontes da esperança”.

O anterior titular do cargo era António Francisco dos Santos, que faleceu, vítima de ataque cardíaco, em 11 de setembro de 2017, aos 69 anos.

Desde essa altura, a segunda maior diocese portuguesa em número de paróquias (477, menos 74 do que Braga) tinha como administrador apostólico o bispo auxiliar António Maria Bessa Taipa.

Manuel Linda, de 61 anos, ordenou-se padre em Vila Real e foi bispo auxiliar de Braga, antes de se tornar bispo das Forças Armadas e de Segurança.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.