“Manipulação de factos”. Montenegro garante que não escondeu qualquer conta

13

Miguel A. Lopes / Lusa

Luís Montenegro na apresentação do programa eleitoral da Coligação PSD/CDS

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, disse hoje que há cerca de dois meses que é confrontado com notícias que considera corresponderem a desinformação e manipulação de factos, reiterando que não escondeu qualquer conta bancária. O processo foi arquivado pelo MP.

“Há cerca de dois meses que temos vindo a ser confrontados com uma série de notícias, muitas delas preenchidas de uma forma que eu considero que corresponde a desinformação e manipulação de factos, muitas vezes, perfeitamente normais e banais”, afirmou Luís Montenegro,

O primeiro-ministro concretizou estar a falar de dois órgãos de comunicação social em particular, designadamente os jornais Expresso e Correio da Manhã.

Segundo o lprimeiro-ministro, estes dois órgãos têm “um padrão de apresentação de notícias que, depois, têm tido como consequência que todos os demais órgãos de comunicação social, os agentes políticos e mediáticos, são induzidos em erro e reproduzem títulos de notícias que são absolutamente falsos”.

Hoje mesmo, o Correio da Manhã escreve, na capa da edição em papel, que Luís Montenegro escondeu várias contas bancárias ao Tribunal Constitucional.

Na sua edição online, o CM noticia que, questionados, o TC e a Procuradoria-Geral da República confirmaram que o Ministério Público, junto do TC, pediu ao primeiro-ministro esclarecimentos adicionais sobre a declaração de rendimentos entregue no TC, uma resposta que foi dada a 7 de abril.

Ao pedido de esclarecimentos feito hoje pelos jornalistas, Luís Montenegro disse ter “três contas à ordem” e que nenhuma dessas contas apresentava um saldo superior a 50 salários mínimos nacionais. “E eu disse até ao Ministério Público qual era o saldo que elas apresentavam e eu não tenho nada a esconder”, referiu.

São as contas bancárias, à ordem, da minha vida. Uma tem 37 anos, outra 27 e outra com 16 anos. Foi uma prestação de esclarecimentos banal”,

Segundo o CM, se o somatório dos saldos dessas contas bancárias for superior a 50 salários mínimos (o equivalente a 38 mil euros, em 2023, e 42 mil euros, em 2024), Montenegro é obrigado a declarar as referidas contas bancárias à ordem, nos termos da lei 52/2019, de 31 de julho.

Montenegro salientou ainda que não escondeu qualquer conta e repetiu que é o único político português que apresentou publicamente o valor das suas declarações de rendimentos nos últimos 15 anos.

“Portanto, toda a gente sabe quanto é que eu ganhei nos últimos 15 anos, o dinheiro que eu ganhei das duas uma, ou foi gasto ou foi poupado“, salientou.

“As contas de que estão a falar são as contas onde está esse dinheiro, o dinheiro que eu ganhei a trabalhar, não há um cêntimo nas minhas contas que não seja proveniente do trabalho, do meu e da minha família. Eu estou muito à vontade com isso”, frisou.

Entretanto, Luís Montenegro foi notificado do arquivamento pelo Tribunal Constitucional do processo relativo às contas bancárias.

“O Presidente do Tribunal Constitucional notificou ontem o Presidente do PSD, na sequência da proposta do Ministério Público do arquivamento dos autos respetivos, decisão da passada quinta-feira, dia 10/04/2025”, lê-se em nota enviada pelo PSD às redações.

Não se registou qualquer falha por parte do Presidente do PSD, nem se encontra nenhuma apreciação pendente”, lê-se na nota. O Ministério Público considerou cumpridos todos os esclarecimentos adicionais solicitados na passada quinta-feira, decisão formal que se entende partilhar com a comunicação social, para que não restem dúvidas sobre a veracidade dos factos”.

ZAP // Lusa

13 Comments

  1. Lá está aquia serpente do paraiso a enganar os Adoes e Evas, INOCENTES, deste Mundo.
    Não, não escondeu, simplesmente não decklarou porque não era exigido, pois repartiu os montantes por varias contas de tal modo que ficaram fora da “Obrigação”. Mais uma vemos vemos aqui a Deshonestidade In telectual do Rural, pior serve-se do truque para acusar os outros. Os outros é que tem culpa!
    Os 750.000€ para os apartamentos, apareceram do NADA, como os Cogumelos. Vai enrrabar outro com esse paleio
    Este gajo tem um contrato com o Diabo!
    O Pai da mentira, é o Santanás, disse o Altissimo. Este, o que melhor saber fazer é jogar as culpas para os outros.

    7
    10
    • As tuas ruas sagradas não passam de esgotos apodrecidos, e o teu missal fede a mentira e corrupção. Vai-te, Satanás, com a tua falsa sabedoria e ar de iluminado — és só um palerma de alma vendida e língua insolente. Cura-te, se ainda é tempo.

      6
      3
    • Este gajo está completamente doente. Insiste em acusações infundadas, distorcendo a verdade para servir a interesses do momento. Se não tem argumentos além de invenções patéticas, esse discurso não passa de retórica vazia e morre à partida.

    • A miserável esquerdalhada votou no Parlamento a queda de um governo que fez mais em 11 meses que o PS em oito anos. A esquerdalha é sempre a protagonista da estagnação portuguesa.

      7
      2
      • Pois claro, exactamente, os OUTROS é que tem culpa dos malabarismos do Monte Negro.
        Ele pode sacudir como um Cão a “agua do pelo”, mas a mim não me ilude.
        Os PSD´s são aquela raça que não vem na História, peritos em maninuplar, aldrabar, e tèm a distinssima Lata de se armarem em Inocente e em Putas Sérias.
        A esperteza não é Inteligencia, mas os PSD´s apostam tudo na esperteza.
        “Não só não tèm VERGONHA, como ainda se Glorificam na Vergonha”, disse o Altissimo . E assim é.

        Mas afinal desde quando é que um Socialista é de Direita? Mas que grande enrrabadela. O PSD é tão Socialista como o PS e ainda Pior.

        1
        6
  2. E o dinheiro gasto na recuperação da “casinha” de Espinho, para a transformar numa luxuosa vivenda de seis pisos, de que conta terá vindo? Nós não andamos a leste disto tudo, sr. 1º ministro! Estamos a par de todas estas ocorrências! Seria bom que existisse mais transparência, em todo este processo, e um pouco mais de respeito pelo eleitorado!!

    9
    7
  3. Já perceberam porque quer o padrinho isenção de portagem da A6?

    Para poder ir ao monte no Alentejo, comprado como? E um T4 em Lisboa, custa quanto?

    Há uns medicamentos para a azia… atuam para os dois lados, tal como as gotas para os olhos inclinados!

    6
    8
  4. Já se sabia há muito tempo que o CM virou PS ainda no tempo do Costa, resta saber qual a moscambilha que esteve na base disso. A nossa imprensa escrita, falada e televisionada de maior relevância (Expresso, CM e Público, Antena 1 e RTP) está controlada pela esquerda, isso mais a histórica e tradicional inveja portuguesa têm tentado “engordar” este caso, mesmo que a justiça até agora não tenha encontrado qualquer delito. Até quando?

    6
    1
  5. A SIC e o EXPRESSO foram os órgãos de comunicação, que na altura do COVID19, receberam mais subsídios do governo de AC, por isso, agora estão a pagar a fatura.

    6
    1
  6. “O Presidente do Tribunal Constitucional notificou ontem o Presidente do PSD, na sequência da proposta do Ministério Público do arquivamento dos autos respetivos, decisão da passada quinta-feira, dia 10/04/2025”, lê-se em nota enviada pelo PSD às redações.
    “Não se registou qualquer falha por parte do Presidente do PSD, nem se encontra nenhuma apreciação pendente”, lê-se na nota. O Ministério Público considerou cumpridos todos os esclarecimentos adicionais solicitados na passada quinta-feira, decisão formal que se entende partilhar com a comunicação social, para que não restem dúvidas sobre a veracidade dos factos”.

    • CM -“Montenegro omite contas bancárias com 92 706 e 65 511 euros “.
      Falta ainda saber em que contas estavam o Dinheiro da compra de 2 apartamentos por 715.000€, e os custo da Moradia de Espinho.
      Isto é um joguinho do “Rato e o Gato”, e anda o Monte Negro aqui a brincar com a inteligencia dos tugas.
      Há quantos meses anda o País ocupado e entretido com este joguinho das escondidas e da vitimização e inocencia ?
      Para mim este tipo de coisa não é digno de nada, nem de politicos nem de pessoas responsaveis, idoneas e inteligentes.
      Os PSD´s é isto, um joguinho do Rato e o Gato, e usam e abusam do Boa-Fé do Povo para maipularem as mentes virando o vento a seu favor.
      O mesmo o PSD da madeira, fez um jogada de “mestre da trevas”, foi buscar o Voto popular para se redimir perante a opinião publica, mandando os Tribunais para o alho.
      Votem nessa gente, estão muito bem entregues.
      Já os conh

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.