Fotografia de manifestante em chamas vence World Press Photo

Ronaldo Schemidt / EPA

A fotografia de um manifestante em chamas na Venezuela, captada durante os protestos contra o presidente Nicolás Maduro, pelo fotógrafo Ronaldo Schemidt, venceu o concurso World Press Photo.

O mais prestigiado e cobiçado prémio no fotojornalismo, o World Press Photo, distinguiu um trabalho feito em maio, na Venezuela. Na fotografia vencedora de 2018 vê-se o manifestante José Víctor Salazar Balza, em chamas, nas ruas de Caracas, a protestar contra o presidente Nicólas Maduro.

O autor é o fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt, da agência France-Presse.

José Víctor Salazar Balza, de 28 anos, foi incendiado pelo depósito de uma motorizada que explodiu durante violentos confrontos com a polícia antimotim durante uma manifestação contra o Presidente, Nicolás Maduro, e sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo graus, indicou a World Press Photo em comunicado.

A imagem captada em maio do ano passado por Schemidt, fotojornalista nascido em 1971, venceu também o primeiro prémio na categoria ‘Spot News Single’.

Na cerimónia de anúncio dos prémios da 61.ª edição do concurso anual World Press Photo, realizada esta quinta-feira à noite em Amesterdão, Maddalena Herrera, presidente do júri e diretora de fotografia da Geo France, descreveu a imagem vencedora como “uma foto clássica, mas que tem uma energia e dinâmica instantâneas“.

“As cores, o movimento… e a composição é ótima, tem força. Provocou em mim uma emoção instantânea”, afirmou.

Whitney C. Johnson, diretor-adjunto do departamento de fotografia da National Geographic, destacou o simbolismo da imagem. “O homem tem uma máscara. É como se se representasse não apenas a si próprio, e a si próprio em chamas, mas a própria ideia de uma Venezuela a arder“”, diz, citado pelo Público.

Mas há outros detalhes na fotografia que fazem dela uma justa vencedora, realça outro membro do júri e fotógrafo-chefe da France-Presse na Turquia: “Há uma arma na parede. Diz ‘paz’. Isso também lhe dá força”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …