/

Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

1

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo.

A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por manga bebé, mel, Adolfo, champanhe, entre outros nomes. Esta manga é menor que as mangas tradicionais e tem uma cor amarelada. Elas são alimentos ricos em beta-caroteno e outros carotenoides, assim como ácidos fenólico e ascórbico, que são geralmente mais elevados em comparação com outras culturas de mangas.

Enquanto um extrato de manga dado a ratos reduziu a formação de rugas por meio da inibição do espessamento epidérmico e do aumento dos feixes de colagénio, os efeitos do consumo de manga na pele humana permaneciam desconhecidos.

Como tal, os investigadores decidiram observar os efeitos do consumo regular de pequenas quantidade de manga ataulfo em 28 mulheres pós-menopáusicas de pele clara, escreve o Sci-News.

As participantes foram divididas em dois grupos: um grupo consumiu meia chávena de manga quatro vezes por semana durante 16 semanas e outro consumiu uma chávena e meia pelo mesmo período de tempo. Os investigadores tiraram fotografias ao longo do processo para perceber eventuais diferenças. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Nutrients.

“O sistema que usamos para analisar as rugas permitiu-nos não apenas visualizar as rugas, mas também quantificá-las e medi-las“, disse o autor principal do estudo, Robert Hackman. “Isto é extremamente preciso e permitiu-nos capturar mais do que apenas a aparência de rugas ou o que o olho pode ver”.

Os investigadores verificaram que o grupo de participantes que consumiu apenas meia chávena de 85 gramas de manga apresentou melhores resultados do que o outro grupo. Bastaram apenas oito semanas para se começarem a notar diferenças. Por outro lado, as participantes que consumiram uma chávena e meia de 250 gramas de manga notaram diferenças ao fim de 16 semanas.

“Isto mostra que, embora algumas mangas possam ser boas para a saúde da pele, muitas podem não ser”, disse a coautora Vivien Fam. “Não é claro por que consumir mais manga aumentaria a gravidade das rugas. Pode estar relacionado com uma quantidade robusta de açúcar na maior parte das mangas”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.