Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo.

A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por manga bebé, mel, Adolfo, champanhe, entre outros nomes. Esta manga é menor que as mangas tradicionais e tem uma cor amarelada. Elas são alimentos ricos em beta-caroteno e outros carotenoides, assim como ácidos fenólico e ascórbico, que são geralmente mais elevados em comparação com outras culturas de mangas.

Enquanto um extrato de manga dado a ratos reduziu a formação de rugas por meio da inibição do espessamento epidérmico e do aumento dos feixes de colagénio, os efeitos do consumo de manga na pele humana permaneciam desconhecidos.

Como tal, os investigadores decidiram observar os efeitos do consumo regular de pequenas quantidade de manga ataulfo em 28 mulheres pós-menopáusicas de pele clara, escreve o Sci-News.

As participantes foram divididas em dois grupos: um grupo consumiu meia chávena de manga quatro vezes por semana durante 16 semanas e outro consumiu uma chávena e meia pelo mesmo período de tempo. Os investigadores tiraram fotografias ao longo do processo para perceber eventuais diferenças. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Nutrients.

“O sistema que usamos para analisar as rugas permitiu-nos não apenas visualizar as rugas, mas também quantificá-las e medi-las“, disse o autor principal do estudo, Robert Hackman. “Isto é extremamente preciso e permitiu-nos capturar mais do que apenas a aparência de rugas ou o que o olho pode ver”.

Os investigadores verificaram que o grupo de participantes que consumiu apenas meia chávena de 85 gramas de manga apresentou melhores resultados do que o outro grupo. Bastaram apenas oito semanas para se começarem a notar diferenças. Por outro lado, as participantes que consumiram uma chávena e meia de 250 gramas de manga notaram diferenças ao fim de 16 semanas.

“Isto mostra que, embora algumas mangas possam ser boas para a saúde da pele, muitas podem não ser”, disse a coautora Vivien Fam. “Não é claro por que consumir mais manga aumentaria a gravidade das rugas. Pode estar relacionado com uma quantidade robusta de açúcar na maior parte das mangas”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …

Governo quer que progressões na Função Pública passem a ser anuais

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu propor aos sindicatos um alongamento da tabela remuneratória da função pública e criar progressões anuais. Em entrevista ao Diário de Notícias e Dinheiro …

Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …