Já temos forma de saber se extraterrestres estão a tentar comunicar connosco

Caso extraterrestres estejam a usar raios laser para tentar comunicar connosco, já temos uma maneira de os detetar. O VERITAS consegue captar flashes de luz de nanossegundos.

Há muitos anos que a ciência se dedica a analisar milhares de exoplanetas para tentar perceber se poderá haver indícios de vida semelhante à Terra. Há teorias que sugerem que os extraterrestres tentam comunicar connosco, mas simplesmente ainda não percebemos como interpretar esses sinais — pelo menos até agora.

Caso os extraterrestres estejam a usar raios laser para nos enviar sinais, os cientistas já descobriram uma forma de os detetar. O Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) é um projeto que tem por objetivo a constante procura por vida inteligente no espaço e anunciou recentemente que vai começar a procurar por sinais de tecnologia extraterrestre através do Very Energetic Radiation Imaging Telescope Array System, mais conhecido por VERITAS.

Com este conjunto de telescópios, os cientistas vão conseguir analisar o céu à procura de flashes de luz de nanossegundos. “Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como comunica”, explicou Yuri Milner, físico de partículas criador do programa Listen do SETI.

Como tal, os cientistas tentam procurar no máximo de sítios possível. “O VERITAS expande ainda mais o nosso alcance de observação”, acrescentou Yuri.

“Com o VERITAS, somos sensíveis a uma importante nova classe de sinais: pulsos óticos rápidos”, disse Andrew Siemion, diretor do centro investigação do SETI. Esta tecnologia já é usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição diretamente da Lua para a Terra.

O VERITAS permite ainda captar sinais a uma distância muito maior do que antes, aumentando assim a probabilidade de os cientistas captarem sinais mais fracos, que antes passariam despercebidos.

Composto por quatro telescópios com 12 metros de altura, “é impressionante como o VERITAS encaixa tão bem neste projeto”, conta David Williams, professor de física na Universidade da Califórnia, citado pela Live Science.

“Algures no cosmos, talvez vida inteligente esteja a observar as nossas luzes, conscientes do que elas significam”, disse o icónico Stephen Hawking no lançamento do programa Listen, em 2015. Esta iniciativa, que contou com um financiamento de 100 milhões de dólares, já analisou mais de mil estrelas à procura de sinais extraterrestres, mas sem o sucesso desejado.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Quando iremos parar de procurar “lá fora” o que sempre tivemos “dentro de casa”???
    O ser humano não é de origem terrestre… nós fomos feitos à imagem e semelhança dos “deuses” que nos criaram…
    Ai, se a Elite Mundial e o Vaticano abrissem o “jogo”, que bom que era!!! Só nos resta estudar… continuar a estudar as provas que sabemos existirem entre nós…
    Mais do que estar “lá fora”, alguns visitam-nos e outros sempre estiveram entre nós… tão próximo, tão pertinho que até nos deram parte do seu DNA…
    “Um pouco de expansão de consciência por dia, nem sabes o BEM que te fazia…” 🙂

      • Palavras de Sócrates, o grego: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” e eu acrescento: que te criaram…
        Será que Sócrates falou sem fundamento? Porque será que Sócrates sugeriu que cada um se conhecesse? O que é que ele sabia que a maioria dos humanos desconhece??
        https://www.pensador.com/frase/MTAwNjc/

        • Olá Álvaro. Claro que sim. Acontece que aprendi recentemente que nós somos descendentes de uma segunda tentativa: o Homo Sapiens Sapiens.
          Da primeira tentativa da criação do Homo Sapiens, nasceu um ser que “degenerou” e não satisfazia os desejos dos “deuses”. Por esse motivo toda uma geração foi destruída através do Grande Dilúvio. Logo, a segunda tentativa ganhou a designação de Homo Sapiens Sapiens, da qual os atuais mortais humanos são descendentes…

  2. – se os cientistas já chegaram à conclusão que apenas 4% da matéria existente no Universo é visível e/ou pode ser avaliada, isto é, apenas 4% é matéria atómica…
    – se os restantes 96% são constituídos por matéria e energia escura, isto é, não há vazio no Universo…
    Em pequeninos ensinaram-nos que os estados da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mas ainda há o plasma… e como será constituída essa tal matéria e energia escura?
    Então, porque os cientistas insistem em querer encontrar vida semelhante à nossa, isto é, vida em matéria atómica semelhante àquela que é por nós conhecida??
    Quantos serão mesmo os estados da MATÉRIA???

  3. Concordo totalmente coma Maria e deixo uma pergunta aos cépticos:
    Porque há “humanoides” com sangue factor RH positivo e negativo?
    Desde quando?

    Quando souberem a resposta estou certa que muita gente vai acreditar na Maria…!

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …