Já temos forma de saber se extraterrestres estão a tentar comunicar connosco

Caso extraterrestres estejam a usar raios laser para tentar comunicar connosco, já temos uma maneira de os detetar. O VERITAS consegue captar flashes de luz de nanossegundos.

Há muitos anos que a ciência se dedica a analisar milhares de exoplanetas para tentar perceber se poderá haver indícios de vida semelhante à Terra. Há teorias que sugerem que os extraterrestres tentam comunicar connosco, mas simplesmente ainda não percebemos como interpretar esses sinais — pelo menos até agora.

Caso os extraterrestres estejam a usar raios laser para nos enviar sinais, os cientistas já descobriram uma forma de os detetar. O Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) é um projeto que tem por objetivo a constante procura por vida inteligente no espaço e anunciou recentemente que vai começar a procurar por sinais de tecnologia extraterrestre através do Very Energetic Radiation Imaging Telescope Array System, mais conhecido por VERITAS.

Com este conjunto de telescópios, os cientistas vão conseguir analisar o céu à procura de flashes de luz de nanossegundos. “Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como comunica”, explicou Yuri Milner, físico de partículas criador do programa Listen do SETI.

Como tal, os cientistas tentam procurar no máximo de sítios possível. “O VERITAS expande ainda mais o nosso alcance de observação”, acrescentou Yuri.

“Com o VERITAS, somos sensíveis a uma importante nova classe de sinais: pulsos óticos rápidos”, disse Andrew Siemion, diretor do centro investigação do SETI. Esta tecnologia já é usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição diretamente da Lua para a Terra.

O VERITAS permite ainda captar sinais a uma distância muito maior do que antes, aumentando assim a probabilidade de os cientistas captarem sinais mais fracos, que antes passariam despercebidos.

Composto por quatro telescópios com 12 metros de altura, “é impressionante como o VERITAS encaixa tão bem neste projeto”, conta David Williams, professor de física na Universidade da Califórnia, citado pela Live Science.

“Algures no cosmos, talvez vida inteligente esteja a observar as nossas luzes, conscientes do que elas significam”, disse o icónico Stephen Hawking no lançamento do programa Listen, em 2015. Esta iniciativa, que contou com um financiamento de 100 milhões de dólares, já analisou mais de mil estrelas à procura de sinais extraterrestres, mas sem o sucesso desejado.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Quando iremos parar de procurar “lá fora” o que sempre tivemos “dentro de casa”???
    O ser humano não é de origem terrestre… nós fomos feitos à imagem e semelhança dos “deuses” que nos criaram…
    Ai, se a Elite Mundial e o Vaticano abrissem o “jogo”, que bom que era!!! Só nos resta estudar… continuar a estudar as provas que sabemos existirem entre nós…
    Mais do que estar “lá fora”, alguns visitam-nos e outros sempre estiveram entre nós… tão próximo, tão pertinho que até nos deram parte do seu DNA…
    “Um pouco de expansão de consciência por dia, nem sabes o BEM que te fazia…” 🙂

      • Palavras de Sócrates, o grego: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” e eu acrescento: que te criaram…
        Será que Sócrates falou sem fundamento? Porque será que Sócrates sugeriu que cada um se conhecesse? O que é que ele sabia que a maioria dos humanos desconhece??
        https://www.pensador.com/frase/MTAwNjc/

        • Olá Álvaro. Claro que sim. Acontece que aprendi recentemente que nós somos descendentes de uma segunda tentativa: o Homo Sapiens Sapiens.
          Da primeira tentativa da criação do Homo Sapiens, nasceu um ser que “degenerou” e não satisfazia os desejos dos “deuses”. Por esse motivo toda uma geração foi destruída através do Grande Dilúvio. Logo, a segunda tentativa ganhou a designação de Homo Sapiens Sapiens, da qual os atuais mortais humanos são descendentes…

  2. – se os cientistas já chegaram à conclusão que apenas 4% da matéria existente no Universo é visível e/ou pode ser avaliada, isto é, apenas 4% é matéria atómica…
    – se os restantes 96% são constituídos por matéria e energia escura, isto é, não há vazio no Universo…
    Em pequeninos ensinaram-nos que os estados da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mas ainda há o plasma… e como será constituída essa tal matéria e energia escura?
    Então, porque os cientistas insistem em querer encontrar vida semelhante à nossa, isto é, vida em matéria atómica semelhante àquela que é por nós conhecida??
    Quantos serão mesmo os estados da MATÉRIA???

  3. Concordo totalmente coma Maria e deixo uma pergunta aos cépticos:
    Porque há “humanoides” com sangue factor RH positivo e negativo?
    Desde quando?

    Quando souberem a resposta estou certa que muita gente vai acreditar na Maria…!

  4. E no meio disto tudo pergunto eu:
    Porque deixaram de fabricar o chocolate “Marujinho”? Será uma conspiração?!?

    É o meu chocolate favorito! Vamos fazer uma campanha pra que o Marujinho volte!

    #Todos pelo “Marujinho

    Se alguém souber se é ainda possível comprar Marujinho que me indique onde por favor
    jeiras@sapo.pt

    Saudações terráqueas 😀

RESPONDER

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …

Boris Johnson pede novo adiamento do Brexit (e reitera que não o quer)

Depois do Dia D que pouco ou nada definiu no Parlamento britânico, o primeiro-ministro Boris Johnson assegurou esta sábado ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que vai fazer um novo pedido de adiamento do …