Já temos forma de saber se extraterrestres estão a tentar comunicar connosco

Caso extraterrestres estejam a usar raios laser para tentar comunicar connosco, já temos uma maneira de os detetar. O VERITAS consegue captar flashes de luz de nanossegundos.

Há muitos anos que a ciência se dedica a analisar milhares de exoplanetas para tentar perceber se poderá haver indícios de vida semelhante à Terra. Há teorias que sugerem que os extraterrestres tentam comunicar connosco, mas simplesmente ainda não percebemos como interpretar esses sinais — pelo menos até agora.

Caso os extraterrestres estejam a usar raios laser para nos enviar sinais, os cientistas já descobriram uma forma de os detetar. O Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) é um projeto que tem por objetivo a constante procura por vida inteligente no espaço e anunciou recentemente que vai começar a procurar por sinais de tecnologia extraterrestre através do Very Energetic Radiation Imaging Telescope Array System, mais conhecido por VERITAS.

Com este conjunto de telescópios, os cientistas vão conseguir analisar o céu à procura de flashes de luz de nanossegundos. “Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como comunica”, explicou Yuri Milner, físico de partículas criador do programa Listen do SETI.

Como tal, os cientistas tentam procurar no máximo de sítios possível. “O VERITAS expande ainda mais o nosso alcance de observação”, acrescentou Yuri.

“Com o VERITAS, somos sensíveis a uma importante nova classe de sinais: pulsos óticos rápidos”, disse Andrew Siemion, diretor do centro investigação do SETI. Esta tecnologia já é usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição diretamente da Lua para a Terra.

O VERITAS permite ainda captar sinais a uma distância muito maior do que antes, aumentando assim a probabilidade de os cientistas captarem sinais mais fracos, que antes passariam despercebidos.

Composto por quatro telescópios com 12 metros de altura, “é impressionante como o VERITAS encaixa tão bem neste projeto”, conta David Williams, professor de física na Universidade da Califórnia, citado pela Live Science.

“Algures no cosmos, talvez vida inteligente esteja a observar as nossas luzes, conscientes do que elas significam”, disse o icónico Stephen Hawking no lançamento do programa Listen, em 2015. Esta iniciativa, que contou com um financiamento de 100 milhões de dólares, já analisou mais de mil estrelas à procura de sinais extraterrestres, mas sem o sucesso desejado.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Quando iremos parar de procurar “lá fora” o que sempre tivemos “dentro de casa”???
    O ser humano não é de origem terrestre… nós fomos feitos à imagem e semelhança dos “deuses” que nos criaram…
    Ai, se a Elite Mundial e o Vaticano abrissem o “jogo”, que bom que era!!! Só nos resta estudar… continuar a estudar as provas que sabemos existirem entre nós…
    Mais do que estar “lá fora”, alguns visitam-nos e outros sempre estiveram entre nós… tão próximo, tão pertinho que até nos deram parte do seu DNA…
    “Um pouco de expansão de consciência por dia, nem sabes o BEM que te fazia…” 🙂

      • Palavras de Sócrates, o grego: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” e eu acrescento: que te criaram…
        Será que Sócrates falou sem fundamento? Porque será que Sócrates sugeriu que cada um se conhecesse? O que é que ele sabia que a maioria dos humanos desconhece??
        https://www.pensador.com/frase/MTAwNjc/

        • Olá Álvaro. Claro que sim. Acontece que aprendi recentemente que nós somos descendentes de uma segunda tentativa: o Homo Sapiens Sapiens.
          Da primeira tentativa da criação do Homo Sapiens, nasceu um ser que “degenerou” e não satisfazia os desejos dos “deuses”. Por esse motivo toda uma geração foi destruída através do Grande Dilúvio. Logo, a segunda tentativa ganhou a designação de Homo Sapiens Sapiens, da qual os atuais mortais humanos são descendentes…

  2. – se os cientistas já chegaram à conclusão que apenas 4% da matéria existente no Universo é visível e/ou pode ser avaliada, isto é, apenas 4% é matéria atómica…
    – se os restantes 96% são constituídos por matéria e energia escura, isto é, não há vazio no Universo…
    Em pequeninos ensinaram-nos que os estados da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mas ainda há o plasma… e como será constituída essa tal matéria e energia escura?
    Então, porque os cientistas insistem em querer encontrar vida semelhante à nossa, isto é, vida em matéria atómica semelhante àquela que é por nós conhecida??
    Quantos serão mesmo os estados da MATÉRIA???

  3. Concordo totalmente coma Maria e deixo uma pergunta aos cépticos:
    Porque há “humanoides” com sangue factor RH positivo e negativo?
    Desde quando?

    Quando souberem a resposta estou certa que muita gente vai acreditar na Maria…!

  4. E no meio disto tudo pergunto eu:
    Porque deixaram de fabricar o chocolate “Marujinho”? Será uma conspiração?!?

    É o meu chocolate favorito! Vamos fazer uma campanha pra que o Marujinho volte!

    #Todos pelo “Marujinho

    Se alguém souber se é ainda possível comprar Marujinho que me indique onde por favor
    jeiras@sapo.pt

    Saudações terráqueas 😀

RESPONDER

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …