Já temos forma de saber se extraterrestres estão a tentar comunicar connosco

Caso extraterrestres estejam a usar raios laser para tentar comunicar connosco, já temos uma maneira de os detetar. O VERITAS consegue captar flashes de luz de nanossegundos.

Há muitos anos que a ciência se dedica a analisar milhares de exoplanetas para tentar perceber se poderá haver indícios de vida semelhante à Terra. Há teorias que sugerem que os extraterrestres tentam comunicar connosco, mas simplesmente ainda não percebemos como interpretar esses sinais — pelo menos até agora.

Caso os extraterrestres estejam a usar raios laser para nos enviar sinais, os cientistas já descobriram uma forma de os detetar. O Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) é um projeto que tem por objetivo a constante procura por vida inteligente no espaço e anunciou recentemente que vai começar a procurar por sinais de tecnologia extraterrestre através do Very Energetic Radiation Imaging Telescope Array System, mais conhecido por VERITAS.

Com este conjunto de telescópios, os cientistas vão conseguir analisar o céu à procura de flashes de luz de nanossegundos. “Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como comunica”, explicou Yuri Milner, físico de partículas criador do programa Listen do SETI.

Como tal, os cientistas tentam procurar no máximo de sítios possível. “O VERITAS expande ainda mais o nosso alcance de observação”, acrescentou Yuri.

“Com o VERITAS, somos sensíveis a uma importante nova classe de sinais: pulsos óticos rápidos”, disse Andrew Siemion, diretor do centro investigação do SETI. Esta tecnologia já é usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição diretamente da Lua para a Terra.

O VERITAS permite ainda captar sinais a uma distância muito maior do que antes, aumentando assim a probabilidade de os cientistas captarem sinais mais fracos, que antes passariam despercebidos.

Composto por quatro telescópios com 12 metros de altura, “é impressionante como o VERITAS encaixa tão bem neste projeto”, conta David Williams, professor de física na Universidade da Califórnia, citado pela Live Science.

“Algures no cosmos, talvez vida inteligente esteja a observar as nossas luzes, conscientes do que elas significam”, disse o icónico Stephen Hawking no lançamento do programa Listen, em 2015. Esta iniciativa, que contou com um financiamento de 100 milhões de dólares, já analisou mais de mil estrelas à procura de sinais extraterrestres, mas sem o sucesso desejado.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Quando iremos parar de procurar “lá fora” o que sempre tivemos “dentro de casa”???
    O ser humano não é de origem terrestre… nós fomos feitos à imagem e semelhança dos “deuses” que nos criaram…
    Ai, se a Elite Mundial e o Vaticano abrissem o “jogo”, que bom que era!!! Só nos resta estudar… continuar a estudar as provas que sabemos existirem entre nós…
    Mais do que estar “lá fora”, alguns visitam-nos e outros sempre estiveram entre nós… tão próximo, tão pertinho que até nos deram parte do seu DNA…
    “Um pouco de expansão de consciência por dia, nem sabes o BEM que te fazia…” 🙂

      • Palavras de Sócrates, o grego: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” e eu acrescento: que te criaram…
        Será que Sócrates falou sem fundamento? Porque será que Sócrates sugeriu que cada um se conhecesse? O que é que ele sabia que a maioria dos humanos desconhece??
        https://www.pensador.com/frase/MTAwNjc/

        • Olá Álvaro. Claro que sim. Acontece que aprendi recentemente que nós somos descendentes de uma segunda tentativa: o Homo Sapiens Sapiens.
          Da primeira tentativa da criação do Homo Sapiens, nasceu um ser que “degenerou” e não satisfazia os desejos dos “deuses”. Por esse motivo toda uma geração foi destruída através do Grande Dilúvio. Logo, a segunda tentativa ganhou a designação de Homo Sapiens Sapiens, da qual os atuais mortais humanos são descendentes…

  2. – se os cientistas já chegaram à conclusão que apenas 4% da matéria existente no Universo é visível e/ou pode ser avaliada, isto é, apenas 4% é matéria atómica…
    – se os restantes 96% são constituídos por matéria e energia escura, isto é, não há vazio no Universo…
    Em pequeninos ensinaram-nos que os estados da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mas ainda há o plasma… e como será constituída essa tal matéria e energia escura?
    Então, porque os cientistas insistem em querer encontrar vida semelhante à nossa, isto é, vida em matéria atómica semelhante àquela que é por nós conhecida??
    Quantos serão mesmo os estados da MATÉRIA???

  3. Concordo totalmente coma Maria e deixo uma pergunta aos cépticos:
    Porque há “humanoides” com sangue factor RH positivo e negativo?
    Desde quando?

    Quando souberem a resposta estou certa que muita gente vai acreditar na Maria…!

  4. E no meio disto tudo pergunto eu:
    Porque deixaram de fabricar o chocolate “Marujinho”? Será uma conspiração?!?

    É o meu chocolate favorito! Vamos fazer uma campanha pra que o Marujinho volte!

    #Todos pelo “Marujinho

    Se alguém souber se é ainda possível comprar Marujinho que me indique onde por favor
    jeiras@sapo.pt

    Saudações terráqueas 😀

RESPONDER

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …