Já temos forma de saber se extraterrestres estão a tentar comunicar connosco

Caso extraterrestres estejam a usar raios laser para tentar comunicar connosco, já temos uma maneira de os detetar. O VERITAS consegue captar flashes de luz de nanossegundos.

Há muitos anos que a ciência se dedica a analisar milhares de exoplanetas para tentar perceber se poderá haver indícios de vida semelhante à Terra. Há teorias que sugerem que os extraterrestres tentam comunicar connosco, mas simplesmente ainda não percebemos como interpretar esses sinais — pelo menos até agora.

Caso os extraterrestres estejam a usar raios laser para nos enviar sinais, os cientistas já descobriram uma forma de os detetar. O Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) é um projeto que tem por objetivo a constante procura por vida inteligente no espaço e anunciou recentemente que vai começar a procurar por sinais de tecnologia extraterrestre através do Very Energetic Radiation Imaging Telescope Array System, mais conhecido por VERITAS.

Com este conjunto de telescópios, os cientistas vão conseguir analisar o céu à procura de flashes de luz de nanossegundos. “Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como comunica”, explicou Yuri Milner, físico de partículas criador do programa Listen do SETI.

Como tal, os cientistas tentam procurar no máximo de sítios possível. “O VERITAS expande ainda mais o nosso alcance de observação”, acrescentou Yuri.

“Com o VERITAS, somos sensíveis a uma importante nova classe de sinais: pulsos óticos rápidos”, disse Andrew Siemion, diretor do centro investigação do SETI. Esta tecnologia já é usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição diretamente da Lua para a Terra.

O VERITAS permite ainda captar sinais a uma distância muito maior do que antes, aumentando assim a probabilidade de os cientistas captarem sinais mais fracos, que antes passariam despercebidos.

Composto por quatro telescópios com 12 metros de altura, “é impressionante como o VERITAS encaixa tão bem neste projeto”, conta David Williams, professor de física na Universidade da Califórnia, citado pela Live Science.

“Algures no cosmos, talvez vida inteligente esteja a observar as nossas luzes, conscientes do que elas significam”, disse o icónico Stephen Hawking no lançamento do programa Listen, em 2015. Esta iniciativa, que contou com um financiamento de 100 milhões de dólares, já analisou mais de mil estrelas à procura de sinais extraterrestres, mas sem o sucesso desejado.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Quando iremos parar de procurar “lá fora” o que sempre tivemos “dentro de casa”???
    O ser humano não é de origem terrestre… nós fomos feitos à imagem e semelhança dos “deuses” que nos criaram…
    Ai, se a Elite Mundial e o Vaticano abrissem o “jogo”, que bom que era!!! Só nos resta estudar… continuar a estudar as provas que sabemos existirem entre nós…
    Mais do que estar “lá fora”, alguns visitam-nos e outros sempre estiveram entre nós… tão próximo, tão pertinho que até nos deram parte do seu DNA…
    “Um pouco de expansão de consciência por dia, nem sabes o BEM que te fazia…” 🙂

      • Palavras de Sócrates, o grego: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” e eu acrescento: que te criaram…
        Será que Sócrates falou sem fundamento? Porque será que Sócrates sugeriu que cada um se conhecesse? O que é que ele sabia que a maioria dos humanos desconhece??
        https://www.pensador.com/frase/MTAwNjc/

        • Olá Álvaro. Claro que sim. Acontece que aprendi recentemente que nós somos descendentes de uma segunda tentativa: o Homo Sapiens Sapiens.
          Da primeira tentativa da criação do Homo Sapiens, nasceu um ser que “degenerou” e não satisfazia os desejos dos “deuses”. Por esse motivo toda uma geração foi destruída através do Grande Dilúvio. Logo, a segunda tentativa ganhou a designação de Homo Sapiens Sapiens, da qual os atuais mortais humanos são descendentes…

  2. – se os cientistas já chegaram à conclusão que apenas 4% da matéria existente no Universo é visível e/ou pode ser avaliada, isto é, apenas 4% é matéria atómica…
    – se os restantes 96% são constituídos por matéria e energia escura, isto é, não há vazio no Universo…
    Em pequeninos ensinaram-nos que os estados da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mas ainda há o plasma… e como será constituída essa tal matéria e energia escura?
    Então, porque os cientistas insistem em querer encontrar vida semelhante à nossa, isto é, vida em matéria atómica semelhante àquela que é por nós conhecida??
    Quantos serão mesmo os estados da MATÉRIA???

  3. Concordo totalmente coma Maria e deixo uma pergunta aos cépticos:
    Porque há “humanoides” com sangue factor RH positivo e negativo?
    Desde quando?

    Quando souberem a resposta estou certa que muita gente vai acreditar na Maria…!

  4. E no meio disto tudo pergunto eu:
    Porque deixaram de fabricar o chocolate “Marujinho”? Será uma conspiração?!?

    É o meu chocolate favorito! Vamos fazer uma campanha pra que o Marujinho volte!

    #Todos pelo “Marujinho

    Se alguém souber se é ainda possível comprar Marujinho que me indique onde por favor
    [email protected]

    Saudações terráqueas 😀

  5. um bem aja para si Maria,,ok está serta no que diz,,não ligue á ignorancia ,,há 40 anos que sigo a vida extraterreste,,beijj

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …