Mandarim no secundário dentro de três a cinco anos

cleverclaire1983 / Flickr

-

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse este sábado em Pequim que Portugal vai colaborar com o Instituto Confúcio para o ensino da língua chinesa no ensino secundário em Portugal.

Falando no final da visita do Presidente da República à capital chinesa no âmbito da visita oficial que está a efetuar à China, Nuno Crato escusou-se a fixar uma data para a introdução da disciplina opcional nos programas curriculares portugueses, mas adiantou como possibilidade um prazo de três a cinco anos.

“É provável que em breve haja condições para oferecer, ainda apenas em alguns locais, a possibilidade alternativa de ter mandarim nos estudos secundários e no terceiro ciclo”, disse o ministro.

Nuno Crato explicou que a agenda cultural e científica marcou a passagem de Cavaco Silva em Pequim e foi um dos pontos principais da agenda das conversas com o Presidente Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Keqiang.

Por outro lado, disse, tanto na comissão mista como nos encontros bilaterais, os mesmos temas estiveram sempre na agenda principal das discussões.

“Todo este interesse na área cultural foi apadrinhado pelos dois presidentes”, disse ao salientar também que o reconhecimento de graus e diplomas entre os dois países “vai ser acelerado”.

Na comitiva cultural e científica da visita presidencial estão seis reitores ou vice-reitores de Universidades nacionais e o presidente do Instituto Politécnico de Leiria.

A última etapa da visita à China, em Macau, onde Cavaco Silva chegou hoje, inclui visita à Escola Portuguesa, Universidade e Instituto Politécnico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …