/

Mamute bebé da Idade do Gelo encontrado no metro de Los Angeles

Trabalhadores do metro de Los Angeles, nos EUA, andam literalmente a tropeçar em fósseis com 10.000 anos desde 2014, altura em que começaram obras de extensão da linha. A mais surpreendente descoberta é o crânio de um mamute bebé da última Idade do Gelo.

Até agora, e desde que começaram as obras no metro de Los Angeles, em 2014, os trabalhadores de construção civil já encontraram uma mandíbula de coelho, dentes de mastodonte, parte da perna de um camelo, vértebras de bisonte e um dente e um tornozelo de um cavalo.

Estes fósseis têm cerca de 10 mil anos, reportando à última Idade do Gelo, e as suas escavações foram supervisionadas de perto pela paleontologista Ashley Leger, que faz parte do staff destacado para a obra. Em Los Angeles, e dada a riqueza de fósseis do subsolo da zona, todas as obras de construção no metro têm que incluir paleontologistas.

Leger destaca a descoberta de um crânio intacto de um mamute-columbiano como a mais importante que foi feita até agora no local, conta ao jornal The Daily Mail. Trata-se de um exemplar jovem de uma das maiores espécies de mamutes que existiu.

“É um sonho tornado realidade”, refere a paleontologista, sublinhando que o fóssil de um mamute é “o mais difícil de encontrar” e que é também “raro encontrá-lo quase intacto”, como foi o caso. O fóssil inclui ainda as presas ligadas ao crânio.

Este mamute recebeu o nome de Hayden, inspirado no facto de o trabalhador que primeiro o detectou ter visto, poucos segundos antes, a actriz Hayden Panettiere na televisão.

O fóssil está exposto ao público no Museu La Brea Tar Pits, em Los Angeles, e está ainda a ser alvo da análise dos paleontologistas.

Entretanto, as obras no metro continuam com Leger de olhos bem abertos em busca de novas surpresas que nos ajudem a compreender melhor como era a vida de outros tempos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.