Mamute bebé da Idade do Gelo encontrado no metro de Los Angeles

Trabalhadores do metro de Los Angeles, nos EUA, andam literalmente a tropeçar em fósseis com 10.000 anos desde 2014, altura em que começaram obras de extensão da linha. A mais surpreendente descoberta é o crânio de um mamute bebé da última Idade do Gelo.

Até agora, e desde que começaram as obras no metro de Los Angeles, em 2014, os trabalhadores de construção civil já encontraram uma mandíbula de coelho, dentes de mastodonte, parte da perna de um camelo, vértebras de bisonte e um dente e um tornozelo de um cavalo.

Estes fósseis têm cerca de 10 mil anos, reportando à última Idade do Gelo, e as suas escavações foram supervisionadas de perto pela paleontologista Ashley Leger, que faz parte do staff destacado para a obra. Em Los Angeles, e dada a riqueza de fósseis do subsolo da zona, todas as obras de construção no metro têm que incluir paleontologistas.

Leger destaca a descoberta de um crânio intacto de um mamute-columbiano como a mais importante que foi feita até agora no local, conta ao jornal The Daily Mail. Trata-se de um exemplar jovem de uma das maiores espécies de mamutes que existiu.

“É um sonho tornado realidade”, refere a paleontologista, sublinhando que o fóssil de um mamute é “o mais difícil de encontrar” e que é também “raro encontrá-lo quase intacto”, como foi o caso. O fóssil inclui ainda as presas ligadas ao crânio.

Este mamute recebeu o nome de Hayden, inspirado no facto de o trabalhador que primeiro o detectou ter visto, poucos segundos antes, a actriz Hayden Panettiere na televisão.

O fóssil está exposto ao público no Museu La Brea Tar Pits, em Los Angeles, e está ainda a ser alvo da análise dos paleontologistas.

Entretanto, as obras no metro continuam com Leger de olhos bem abertos em busca de novas surpresas que nos ajudem a compreender melhor como era a vida de outros tempos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …