“Profunda divergência”. Activista anti-racismo Mamadou Ba deixa Bloco de Esquerda

Ao cabo de 20 anos de ligação, o dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba deixa o Bloco de Esquerda em “profunda divergência” com o partido. Uma decisão tomada no seguimento do caso do Bairro Jamaica que levou o ex-assessor do Bloco a falar da “bosta da bófia”.

Mamadou Ba estava ligado ao Bloco há cerca de 20 anos, tendo sido um dos elementos fundadores do partido. Chegou a ser membro da Mesa Nacional, da Comissão de Direitos e da coordenação da concelhia de Lisboa do partido.

“A minha desvinculação resulta de uma profunda divergência, pois o que renego não é o projecto que deu origem ao Bloco, mas no que o partido se tornou ao longo do tempo”, refere Mamadou Ba num comunicado divulgado por vários órgãos de comunicação social.

O dirigente da SOS Racismo refere que a sua saída do Bloco foi “uma decisão tomada em Janeiro deste ano, no rescaldo dos acontecimentos do Bairro Jamaica“.

Estão em causa confrontos entre a polícia e moradores do bairro localizado no Seixal, em Setúbal, que resultaram em ferimentos em cinco civis e num agente da PSP.

Depois do episódio, Mamadou referiu-se à polícia como “a bosta da bófia” numa publicação no Facebook, tendo recebido duras críticas por isso. O ex-assessor do Bloco refere que chegou a ser “ameaçado de morte”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.