/

Malásia devolve 3000 toneladas de lixo plástico aos países de origem

2

Os cidadãos europeus não sabem que aquilo que supostamente reciclam está a contaminar as águas da Malásia. Agora, vão ser devolvidos 3 mil toneladas de resíduos plásticos aos países de origem, como Espanha, Reino Unido, França e EUA.

Depois da China ter proibido o desembarque de resíduos de plástico, a Malásia ocupou o lugar como destino e as fábricas de reciclagem multiplicaram-se por todo o país. Muitas funcionam sem qualquer licenciamento, com graves consequências ambientais.

O plástico impróprio para reciclar acaba por ser queimado, libertando produtos tóxicos para a atmosfera ou acaba em aterros, contaminando solos e lençóis freáticos.

Neste contexto, 60 contentores de lixo importado ilegalmente vão ser devolvidos aos remetentes, declarou a ministra do Ambiente, Yeo Bee Yin. “Esse contentores foram introduzidos ilegalmente no país mediante falsas declarações, entre outras infrações, em manifesta violação da nossa legislação ambiental”, afirmou Yeo Bee Yin aos jornalistas, citada pela Reuters.

“Pedimos insistentemente aos países desenvolvidos para reverem a sua gestão de detritos plásticos e de parar de exportá-los para os países em vias de desenvolvimento”, acrescentou a responsável.

Cinco contentores de lixo plástico já foram devolvidos a Espanha, no âmbito da decisão que abrange pelo menos mais 13 outros países, como EUA, Japão, França, Reino Unido e Austrália.

O presidente filipino Rodrigo Duterte também ordenou, na semana passada, que o Governo contrate uma empresa de navegação privada para enviar 69 contentores de lixo para o Canadá e para os deixar em águas canadianas caso o país se recuse a receber os resíduos.

O Canadá alega que o lixo, exportado para as Filipinas entre 2013 e 2014, foi uma transação comercial feita sem o consentimento do Governo e concordou em receber o lixo de volta, mas Duterte perdeu a paciência com o compasso de espera.

As autoridades da Malásia identificaram pelo menos 14 países como os responsáveis pelo envio de resíduos plásticos. Uma empresa de reciclagem com base na Grã-Bretanha exportou até 50 mil toneladas de resíduos plásticos para a Malásia nos últimos dois anos, disse o ministro do ambiente malaio. “Se enviarem lixo para a Malásia, iremos devolve-lo sem piedade“, avisou Yeo Bee Yin.

Ainda este mês, cerca de 180 países concordaram em alterar a Convenção da Basileia para tornar o comércio global de resíduos plásticos mais transparente e melhor regulado. Os EUA são o maior exportador mundial de resíduos plásticos – o país não ratificou o pacto que já tem 30 anos.

ZAP //

2 Comments

  1. Parabéns à Malásia. É o costume, os países ditos civilizados , mandam a porcaria que produzem para os que julgam serem inferiores .

  2. caso de policia que devia ser investigado ,o cidadao paga impostos para reciclagem ,muitos em suas casas separam os ( lixos ) e depositam nos ditos contentores apropriados e depois destas trabalheiras todas os mesmos vao parar ao fundo dos oceanos ,ou aparecem a flutuar algures ,queimados nas piores condiçoes em algum pais do terceiro mundo ! afinal as fiscalizaçoes so existem para as pequenas empresas ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.