Malásia: navio capta novos sinais no Índico

Newtown grafitti / Flickr

Ocean Shield

Ocean Shield

As equipas de busca do avião da Malaysia Airlines, desaparecido há um mês, identificaram mais dois novos sinais de áudio “compatíveis” com caixas-pretas.

O chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas Angus Houston, que coordena a missão, informou que a embarcação Ocean Shield, equipada com equipamento de alta tecnologia, captou os ruídos novamente em duas ocasiões na terça-feira.

“O Ocean Shield conseguiu captar sinais em duas ocasiões, no final da tarde e durante a noite de terça-feira“, afirmou Angus Houston, que se encontra em Perth, no oeste da Austrália. O primeiro sinal, que durou cinco minutos e 32 segundos, foi captado durante a tarde, e o segundo sinal, de sete minutos, durante a noite do mesmo dia (hora de Perth).

“Eu acredito que estamos à procura na área certa”, disse Houston. “Mas antes precisamos identificar visualmente os destroços da aeronave para afirmar com certeza que este foi o lugar onde o MH370 caiu”, acrescentou.

No fim de semana, outros dois sinais já haviam sido identificados pelo Ocean Shield, que está munido de um towed pinger locator. Trata-se de um dispositivo que é rebocado em baixa velocidade e tenta ler pings (sinais de dados) que estão a ser emitidos pela caixa negra no mar.

Após a análise, especialistas do Centro de Análises Acústicas da Austrália concluíram que os primeiros pings não se tratavam de sons naturais, mas de ruídos emitidos por um “equipamento eletrónico específico“.

O voo MH370 desapareceu no dia 8 de março com 239 pessoas a bordo. A aeronave partiu de Kuala Lampur, na Malásia, rumo a Pequim, na China, mas desapareceu dos radares 40 minutos após a descolagem.

Área de buscas

Os novos sinais foram capturados a uma profundidade de 4,5km, na mesma região onde o Ocean Shield identificou os primeiros.

Angus Houston afirma que isso possibilitará restringir a área de buscas, crucial para que o veículo submarino autónomo Bluefin 21 possa ser enviado ao fundo do mar para buscar destroços e a caixa negra.

“Agora com mais sinais, esperamos ter uma área menor e, em poucos dias, detectar algo no fundo”, disse ele.

As equipes correm contra o tempo para recuperar a caixa negra, já que as baterias duram cerca de 30 dias. Desde o desaparecimento do avião, já se passaram 31 dias.

Sinais de radar e cálculos indicam que o avião teria caído no sul do Oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi encontrado.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …