O mais velho dos animais terrestres faz 190 anos

(dr) Guinness World Records

Tartaruga Jonathan

A tartaruga Jonathan fez 190 anos e é oficialmente o animal terrestre vivo mais velho do planeta. Vive na ilha de Santa Helena, cujo primeiro habitante permanente foi o soldado português Fernão Lopes, no século XVI.

Segundo noticiou a agência France-Presse, com base nas medidas da sua carapaça, os especialistas calculam que Jonathan nasceu por volta DE 1832 e que cinco décadas depois foi levado para a ilha, no Atlântico Sul, a partir das ilhas Seychelles, de onde se originou.

A sua idade é apenas uma estimativa: uma fotografia tirada logo na sua chegada a Santa Helena, em 1882, mostra que já tinha pelo menos 50 anos, mas certamente era mais velho. Jonathan chegou a Santa Helena como presente a Sir William Grey-Wilson, que mais tarde se tornou governador da ilha.

A tartaruga vive na residência oficial do governador de Santa Helena, onde o seu aniversário será comemorado durante todo o fim de semana com eventos que incluem a emissão de um selo especial. A imagem de Jonathan já aparece nas moedas de 5 centavos e nos selos do órgão de imigração da ilha, que tem 4.500 habitantes.

As comemorações culminam no domingo com um bolo de aniversário feito com cenoura, alface, pepino, maçã e pera. Apesar da idade avançada, e de ter perdido a visão e o olfato, embora mantenha uma audição intacta, Jonathan tem predileção por uma tartaruga fêmea chamada Emma, com cerca de 50 anos.

No início deste ano, Jonathan foi premiado com um título no Livro Guinness de Recordes para o animal terrestre vivo mais velho do mundo, e este mês também foi nomeado a tartaruga mais velha do mundo.

Quando Jonathan falecer, as autoridades de Santa Helena pretendem preservar a sua carapaça para a posteridade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.